Na sessão ordinária da segunda-feira, 12 de julho, os vereadores aprovaram 11 emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022. Os dispositivos acrescentaram melhorias nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Administração.
De proposição do vereador Danilo Martins de Oliveira, foram aprovadas oito emendas, que tratam dos seguintes itens:
· Informatização completa dos serviços do Poder Legislativo, com foco para implantação de assinaturas digitais, digitalização de documentos e automatização de processos visando a diminuição constante do uso de papel e impressões da Câmara Municipal.
· Promover Capacitação em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS por meio da Escola do Legislativo.
· Propor a criação de um fundo municipal para pagamento de férias prêmio dos servidores.
· Implantar o serviço de emissão de carteira de identificação da pessoa com deficiência.
· Implantar o serviço de segurança nas escolas e creches municipais, com aquisição de câmaras, equipamentos e implantação de protocolos de segurança.
· Construir quadra municipal para a prática de tênis, ou adaptar quadras de futebol já existentes em locais em que sejam pouco ou não sejam utilizadas.
· Adaptar tabelas de basquete em quadras municipais.
· Realizar a contratação de profissionais de apoio para atuar junto a alunos portadores de deficiência, em especial intérpretes de LIBRAS, para atender a rede municipal de ensino.
Outras três emendas, de autoria do vereador Gustavo Vinícius Silveira de Paula, abordaram os itens:
· Capacitar profissional em esporte radical BMX e Skate.
· Criar projeto (teatro de portas abertas) ampliar a disponibilidade do uso dos espaços destinados ao teatro e cultura de forma geral. Incluindo aulas, ensaios e apresentações culturais e musicais no Teatro Municipal de Guaxupé durante todo o dia e também no período noturno até as 22 horas.
· Contratar através do consórcio Cislago o serviço de ressonância magnética Ressomovel, trata-se de uma carreta, consultório móvel de ressonância magnética.
(ASCOM)