Empreendedorismo sustentável une escola, família e empresas em projeto de destaque regional

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

Feira de Conhecimento mobiliza estudantes e comunidade em Muzambinho com foco em energia limpa e sustentabilidade. O evento escolar recebeu visitas de alunos e escolas da região. No dia 29 de agosto, a Escola Estadual Cesário Coimbra, realizou mais uma edição da já tradicional Feira de Conhecimento e Empreendedorismo Sustentável.
O evento transformou as salas da escola em verdadeiros espaços de inovação, reunindo projetos criados pelos alunos com foco em soluções sustentáveis e alternativas de energia limpa para o município.
Este ano, um dos destaques foi o trabalho dos alunos do 8º ano, que desenvolveram maquetes que representavam diferentes formas de produção de energia elétrica limpa. Os projetos chamaram atenção pela criatividade, pela aplicação dos conhecimentos em ciências e pela consciência ambiental demonstrada pelos estudantes.
“Foi muito especial poder trabalhar esse tema com os colegas e ver as pessoas interessadas nas nossas ideias. A gente pesquisou bastante e percebeu que o futuro depende dessas mudanças agora”, contou Mariângela Vilela Olivi, aluna do 8º ano.
Além dos familiares e da comunidade escolar, empresários da cidade também marcaram presença no evento, reforçando a importância da integração entre escola e setor produtivo. Uma das convidadas foi Daniela Isaac, empreendedora que está à frente do Laticínio Musa. Ela conversou com os alunos sobre sua trajetória no empreendedorismo e ainda levou produtos do laticínio para degustação. “Foi uma alegria participar. Ver o interesse desses jovens e poder compartilhar um pouco da minha história foi gratificante. A troca com eles foi inspiradora e iniciativas como essa realmente preparam nossos futuros profissionais”, destacou Daniela Isaac. Outra empresa que participou da iniciativa foi a Pizzaria Sollelo.

 

REFERÊNCIA – A diretora da escola, Elisabeth Martins, enfatizou a importância da união entre escola, famílias e empresas locais para a formação integral dos alunos: “A Feira é um exemplo de como parcerias fortalecem a educação. A colaboração com empresários, famílias e instituições amplia o horizonte dos nossos estudantes. Nossa escola é referência na Delegacia de Ensino de Poços de Caldas, e eventos como este contribuem significativamente para a formação dos adolescentes, melhorando a qualidade do ensino e promovendo uma atuação mais cidadã e consciente”, disse.
Além das empresas locais, o evento contou com o apoio de importantes instituições parceiras, como o Instituto Federal do Sul de Minas, a Prefeitura Municipal de Muzambinho e a EMATER, que estiveram presentes reforçando o compromisso com a construção coletiva do saber.
A Feira de Conhecimento e Empreendedorismo Sustentável se consolida, a cada edição, como um espaço de protagonismo juvenil, onde os alunos demonstram, na prática, como o aprendizado pode transformar realidades. Mais do que um evento escolar, a feira é um convite à reflexão sobre o papel de cada cidadão na construção de um futuro mais justo, inovador e sustentável.

Notícias Recentes