Muzambinho, 12 de julho de 2024

“ENCONTRO DE ALFENAS”: Deputado Emidinho Madeira toma frente na defesa da cafeicultura

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Ministra da Agricultura visitou a região a convite do deputado

O deputado federal Emidinho Madeira, presidente da Frente Parlamentar do Café na Câmara Federal e idealizador do “”Encontro de Alfenas”, evento que aconteceu na cidade do Sul de Minas na sexta-feira (23), pregou a união do setor na busca de soluções para recuperar a cafeicultura após as fortes geadas ocorridas no início desta semana no Sul e Sudoeste de Minas abrangendo também região do estado de São Paulo na Alta Mogiana. “Neste momento nós precisamos realizar laudos bem feitos, de modo que o produtor esteja documentado. Nós convidamos a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para que ela visse de perto a realidade das lavouras e ouvisse o clamor dos produtores que estão sofrendo muito em nossa região. Temos certeza que construiremos, juntos, governo Federal e do Estado, cooperativas de produtores, a bancada mineira na Câmara Federal, juntamente com nossos 3 senadores, liderados pelo presidente do Congresso, nosso amigo senador Rodrigo Pacheco e todas as entidades representativas da cafeicultura, alternativas para salvar um dos setores mais importantes da nossa economia”, disse o deputado Emidinho, que fez questão de agradecer a presteza da Ministra por atender prontamente seu pedido.

O deputado também ressaltou a necessidade de alguns municípios, após as comprovações técnicas e jurídicas, decretar estado de “calamidade pública” para facilitar o atendimento dos produtores. “Apesar dos bons preços do café, nossa região já vinha sofrendo muito com secas prolongadas nos últimos anos comprometendo a produtividade. Essa geada agora veio para agravar ainda mais a situação. Teremos um período de dificuldade, mas isso vai passar. Construiremos um caminho juntos”, apontou.

Dentre as inúmeras autoridades no “Encontro de Alfenas”, marcaram presença a secretária de Estado de Agricultura, Ana Valentini, o presidente da Emater, Otávio Maia, os deputados federais Odair Cunha, Zé Vítor e Evair Melo, vice-presidente da Frente do Café, o prefeito de Três Pontas e presidente do ConCafé, Marcelo Chaves, Breno Mesquita da FAEMG, a presidente do Sindicato Rural de Alfenas e anfitriã, Elvira Ribeiro e vários presidentes de cooperativas e produtores rurais.

 

FRASES:

 

Prefeito de Três Pontas e presidente do CONCAFÉ – Marcelo Chaves

“Tenho orgulho ser produtor e de ser filho e neto de produtor. Parabenizo o deputado Emidinho por essa luta. Nunca tinha visto uma geada assim, foi surpresa. A agricultura é uma indústria a céu aberto e precisamos de lideranças como vocês”.

 

Ana Valentini – Secretária de Estado de Agricultura de Minas Gerais

“Nunca vi tanta gente importante e unida. Como produtora, sei como é duro perder uma lavoura. Como o Emidinho disse, precisamos fazer um laudo bem feito para que a gente possa agir de acordo com a realidade de cada produtor. Vamos mobilizar a Emater e pedir o apoio da Embrapa para agilizar os laudos. Vamos somar esforços para recuperar nossa cafeicultura”.

 

Ministra da Agricultura, Tereza Cristina

“Ontem quando tomei a decisão de vir a Alfenas eu senti a preocupação com essa situação. Vocês não estão sozinhos. Viemos pra ver, ouvir e acharmos as melhores soluções. Eu vi de perto a situação aqui hoje. Para cada caso terá uma solução diferente. Vamos trabalhar em conjunto. A tarefa do momento é esse levantamento. Muito obrigado por tudo que vocês têm feito pelo Brasil”.

 

(ASCOM)

Notícias Recentes