Muzambinho, 19 de setembro de 2024

Esporte como inclusão, uma realidade pioneira em Muzambinho

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

O ADAPTA, grupo de estudos de atividades físicas adaptadas promove a qualidade de vida para as pessoas com deficiências visuais. Na próxima semana, a primeira apresentação será na abertura do Festival Literário de Muzambinho.
Para Lia Polegato, coordenadora das atividades “como coordenadora do curso de educação física do Instituto Federal temos que dar uma formação aos nossos estudantes para que estejam preparados para garantir os direitos das pessoas ao acesso a atividade física. Em Muzambinho, conseguimos uma parceria com a Prefeitura Municipal que tornou possível nossos alunos fazerem estágio e são os monitores que os deficientes precisam para executar as atividades” explica Lia.
Para Tainá Pereira, que mora sozinha e consegue sua independência, participar do projeto foi uma melhoria na qualidade de vida. “Estou no projeto há cinco meses e foi uma forma de sair do sedentarismo. Em casa era cama e sofá, agora tenho disposição, estou mais feliz, duas vezes por semana o carro da prefeitura passa em casa e me traz. Aqui em grupo, passo horas agradáveis e ainda cuido da minha saúde”, relata.
Sergio Garcia, precisava viajar 140 quilômetros até Poços de Caldas para poder ter uma atividade física que atendesse suas necessidades e essa situação mudou. “Agora é só esperar o carro que vai me buscar em casa e em quinze minutos estou aqui. Para nossa turma o mais importante é a inclusão, fazer o que todos fazem, além da atividade física tem a dança, onde temos a oportunidade de interação social”, conta.
“Estamos dando oportunidade para que as pessoas façam atividades físicas, temos os grupos de terceira idade, grupos na área rural, são mais de 12 modalidades diferente de esportes, além do grupo para deficientes visuais. E quem ainda não conhece o trabalho está convidado a prestigiar apresentação do grupo ADAPTA que vai ser no dia 12 de agosto às 19 horas na abertura do Felim, convida o Secretário Wilson Lima.
(COLABOROU: VALÉRIA VILELA)

Notícias Recentes