Alunos de Escolas públicas e particulares escolheram 13 vereadores mirins.
Na sexta-feira (07/06), 899 estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental de escolas públicas e particulares foram às urnas para escolher os 13 vereadores da Câmara Mirim 2024. Neste ano, 16 candidatos participaram da escolha.
A votação seguiu os moldes da votação proporcional de vereadores. Das três escolas que tiveram candidatos, o Polivalente teve seis vagas de vereadores mirins; o Ginásio, cinco vagas; e o Dom Inácio, duas vagas.
Confira os vereadores mirins eleitos:
1. Ana Lívia Cruvinel (Polivalente)- 156 votos
2. Gustavo Coregliano (Polivalente)- 105 votos
3. Giovana Sales (Ginásio)- 89 votos
4. Artur Carvalho (Polivalente)- 71 votos
5. Brian Silva (Dom Inácio)- 68 votos
6. Maria Alice Ferreira (Ginásio)- 66 votos
7. Alice Silva (Ginásio)- 51 votos
8. Emanuelle Teodoro (Ginásio)- 44 votos
9. Clara Leite (Dom Inácio)- 43 votos
10. Sthephany Luiza (Ginásio)- 38 votos
11. Emily Silva (Polivalente)- 32 votos
12. Nicoly Garcia (Polivalente)- 29 votos
13. Ana Júlia de Alfenas (Polivalente)- 27 votos
A candidata mais votada, Ana Lívia Cruvinel, participa pela primeira vez do Câmara Mirim. De acordo com a garota, o interesse em conhecer mais sobre política foi o que a motivou a participar do projeto. “Foi bem disputada (a campanha). Só na minha sala foram quatro candidatos”, revelou a estudante.
Na próxima etapa do projeto, os vereadores mirins devem levantar demandas dos alunos das escolas públicas e privadas de Guaxupé. O documento com essas demandas será aprovado durante a Sessão Mirim, no próximo dia 20 de junho. Em seguida, as demandas aprovadas serão entregues para os vereadores membros da Comissão de Participação Popular da Câmara, durante a Sessão Ordinária no dia 24 de junho.
A edição 2024 do projeto se encerra no dia 12 de julho, quando os vereadores mirins vão a Belo Horizonte conhecer a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
(ASCOM)