A abertura do Festival Literário de Muzambinho, realizada na noite da segunda-feira, dia 11 de agosto, contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Iraci Teixeira, que também integra a Pastoral da Educação da Igreja Católica. Em seu discurso, ela parabenizou a iniciativa e destacou o apoio da administração municipal, liderada pelo prefeito Paulinho e pelo vice Juninho Bocoli, no incentivo à leitura e no compromisso de fazer com que o livro chegue às mãos de cada estudante da rede pública.
“A leitura é a forma mais inclusiva de lazer que podemos ter. Acolher os estudantes e plantar a semente do conhecimento é essencial. E, nesta noite em que celebramos o Dia do Estudante, abrir o festival é mais que um presente: é o reconhecimento da importância da escola e da leitura na vida familiar do nosso município”, afirmou.
Durante a cerimônia que tem a comissão organizadora formada por Tânia Rodrigues, Luis Rodrigues, Fábio Cardoso e Cidinha Mendes e contando com o apoio de diversos patrocinadores e incentivadores culturais, foi inaugurado o projeto Geloteca, que instalará geladeiras estilizadas e recheadas de livros em diferentes pontos da cidade, como forma de incentivar a leitura mesmo após o encerramento do festival.
A noite de abertura também foi marcada por homenagens à professora e artista Érica Evangelista e ao artista plástico Domingos Mazzili Jr., ambos reconhecidos pela contribuição à cultura local.
O Secretário de Cultura Wilson Lima falou da inclusão do evento, “olhar para quem sempre é esquecido e incluir de forma concreta na programação o idoso, as pessoas com deficiências, as crianças da área rural, é o que este evento tem de mais rico. Essa administração tem buscado parceiros, como o Instituto Federal e as empresas que estão neste festival para tornar Muzambinho, uma cidade para todos na pratica”, falou Wilson referindo-se as inúmeras atividades inclusivas do evento.
A cobertura completa dos sete dias de evento estará disponível na próxima edição impressa deste semanário.