Flavinho se emociona com a entrega de mais um Diploma Jacques Rodrigues de Carvalho de Mérito Voluntário: “reconhecer quem se doa ao próximo é o objetivo”

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Reconhecer e homenagear pessoas nascidas ou radicadas no município e que, há no mínimo cinco anos, contribuem de forma voluntária e filantrópica com causas sociais, ambientais e educacionais. Esse é o objetivo principal da sessão solene para entrega do Diploma Jacques Rodrigues de Carvalho de Mérito Voluntário, realizada na noite da última terça, 26 de agosto, na Câmara de Poços.

A solenidade atende a uma Resolução aprovada pelo Legislativo em 2023. De autoria do Vereador Flávio Togni de Lima e Silva, o Flavinho do MDB, a iniciativa imortaliza o nome de Jacques Rodrigues de Carvalho, o maior filantropo que uma cidade pode ter e que por mais de seis décadas atuou neste trabalho de atendimento da população carente e em situação de vulnerabilidade no Município. Atendimentos dentários, distribuição de medicamentos, alimentos, roupas e cobertores, doação ou empréstimo de cadeiras de rodas, camas hospitalares, muletas e andadores. A obra social de Jacques também encaminhava pessoas em situação de rua para albergues e alcoolistas para atendimento. Não foram poucos os casos de pessoas com tuberculose, fogo selvagem e distúrbios mentais, que procuraram o primeiro acolhimento no Pronto-Socorro do Jacques. Um exemplo de ser humano que também é um legado de amor e de solidariedade. “Tive a honra de conviver com o Jacques, por um tempo breve mas que foi intenso. Que privilégio. Desde o momento em que propusemos nesta Casa a homenagem ao saudoso e amado Jacques, a ideia era enaltecer quem se doa ao próximo. É a inspiração que ele deixa a Poços de Caldas e que está viva e sendo vivida por todas as homenageadas e o homenageado desta noite. Se dar ao próximo, aliás estes é um dos principais mandamentos, amar ao próximo como a si mesmo.’ O voluntariado é uma característica muito importante da nossa cidade. Parabéns a todos que se voluntariam e às instituições que potencializam este trabalho”, disse Flavinho no encerramento da sessão solene.

 

Homenageados

Cada vereador indica uma pessoa para receber o Diploma. A homenageada do vereador Flavinho em 2025 é Lázara de Fátima da Fonseca Sato, a Lazinha. Poços-caldense, esposa do Arnaldo, mãe da Yumi. Administradora de empresas, advogada e corretora de seguros habilitada pela SUSEP – Superintendência de Seguros Privados. Lazinha ingressou no Lions Clube Internacional-Lions Clube de Poços de Caldas- Urânio em 1999. Foi presidente do Clube por 3 mandatos e durante este período assumiu a Diretoria da nossa saudosa Guarda Mirim- ficando a frente da sua administração e coordenando junto com seu esposo os cursos de Formação de Guardinhas. Participou ativamente na Construção do Centro de Convivência do Lions Urânio. Junto com as domadoras e Companheiras Leão implantou o Projeto de Doações de Enxovais de Bebês . Hoje são distribuídos em torno de 20 enxovais completos anualmente. Em 2005 participou da criação do Projeto de Fabricação de Fraldas Geriátricas. Desde então, a iniciativa voluntária fabrica e doa aproximadamente mil fraldas todo mês. Para a compra de matéria prima são realizados diversos eventos como feijoadas, jantares, bingos, e bazares. Lazinha participa ativamente em todos os afazeres, tendo sido inclusive a coordenadora do Projeto. Ela também exerce o cargo de Assessora de Serviços do seu Clube e este ano foi agraciada com a Comenda Melvin Jones Fellow pelo Lions Internacional.

Além de Lazinha, em 2025, foram indicados pelos vereadores e receberam a homenagem: Ângela Aparecida Benitez; Débora de Fátima Bernardes Braga Vianna; Évelin Carvalho dos Santos; Fernanda Mayra Moreira Paulino; Luciana de Fátima do Espirito Santo Takata; Maria Rita Gonçalves; Marli Katsue Tame Missaka; Marta Faleiros Felisberto; Nelma Cristina Moreira Silva Benetti; Osvaldo Mendanha da Silva Júnior; Rosely Ferreira e Sérgio Júlio de Oliveira.

O coral do Gaapo – Grupo de Assistência e Apoio ao Paciente Oncológico, sob a regência de Flávia Granato, abrilhantou a noite. O evento teve transmissão ao vivo e segue disponível na íntegra no YouTube da Câmara de Poços.

 

(ASCOM)

Notícias Recentes