Muzambinho, 23 de maio de 2024

Flipoços Verde antecipa as atividades do Festival Literário com eixo temático sobre Meio Ambiente

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

O Flipoços Verde acontece nos próximos dias 23 e 24 de junho com temas atuais relacionados ao Meio Ambiente e participação especial de escritores, jornalistas, ativistas, educadores e pesquisadores. Dentre os temas estão: “Antecipando a catástrofe ambiental. Como a literatura apresenta as grandes questões ambientais do Brasil e do mundo?” com o jornalista Fernando Gabeira e o economista Eduardo Moreira.

Outra mesa é “A Imprensa na Crise do Clima”, com a participação dos jornalistas de Moçambique, Francisco Mandlate, de Cabo Verde, Margarida Fontes e a brasileira Ana Carolina Amaral. A mediação será do presidente do Fórum da Energia e Clima, de Portugal, Ricardo Campos.

Outro convidado especial é o fotógrafo Érico Hiller que, em 2008, realizou um longo ensaio documental sobre as tensões sociais em grandes cidades da Argentina, do Brasil, da China, Índia, México e Rússia. Entre 2011 e 2012 esteve no Ártico, na Tanzânia, na Etiópia, nas Maldivas e na Mata Atlântica retratando regiões ameaçadas. Essas expedições pelo mundo – Érico já esteve em mais de 50 países — propiciaram a publicação de três livros: Emergentes (2008), Ameaçados (2012) e A Jornada do Rinoceronte (2016). Algumas de suas fotos compuseram a exposição Diários de Viagem, na Leica Gallery, em São Paulo. No Brasil, suas fotos já foram veiculadas nas revistas National Geographic, Marie Claire e Rolling Stone, entre outras publicações.

A programação vai ainda contar com o minicurso “Adiando o fim: a literatura indígena como estado de emergência” com Lívia Penedo Jacob. ela fará uma análise das produções indígenas brasileiras contemporâneas em correlação com as ideias presentes na obra Diante de Gaia: oito conferências sobre a natureza no antropoceno de Bruno Latour. Serão abordadas as produções recentes de Ailton Krenak, Kaka Werá Jecupe, Eliane Potiguara, Marcia Kambeba, Olívio Jecupé, dentre outros autores. Oferecimento da Nós Educação.

A Nós Educação é uma empresa de professores para professores, que trabalha no sentido de pensar a Educação de forma diferente e fazer o melhor quando ajudam a preparar os educadores para as exigências do mercado de trabalho.

 O Flipoços Verde é um dos quatro ciclos temáticos deste programa. O primeiro ciclo foi o Flipoços Clássicos que aconteceu no mês de abril. Os próximos ciclos confirmados são: Flipocinhos Educação (25 e 26 de agosto) e  Flipoços Noir (27 e 28 de outubro).

Confira a programação completa do Flipoços Verde em http://www.flipocos.com/pages/flipocosverde.html. Todos os debates estarão disponíveis com transmissão ao vivo  pelo Facebook e YuTube do Flipocos aberto ao público em geral, assim como também pelos canais ou redes sociais das entidades parceiras.

 

(ASCOM – Rose Lino)

Notícias Recentes