FUNCAFÉ: Deputado Emidinho Madeira elogia liberação dos recursos

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

O deputado federal Emidinho Madeira, presidente da Frente Parlamentar do Café, em Brasília, ressaltou a importância da liberação dos recursos para recuperação das lavouras afetadas pelas fortes geadas e parabenizou todos os que se uniram na defesa do setor. O parlamentar tomou frente no encontro em Alfenas, ocorrido no dia 23 de julho, que contou com a presença da Ministra Tereza Cristina, da Agricultura. “Nós não tínhamos outro caminho a seguir a não ser mostrar a realidade e o impacto nos cafezais para a maior liderança do setor que é a Ministra Tereza Cristina. Prontamente ela atendeu nosso convite e pode ver de perto um cafezal queimado pela geada numa propriedade em Alfenas, município onde reunimos os cafeicultores e entidades representativas, além de autoridades políticas e a sociedade civil. Agradecemos imensamente a união de todos os integrantes da Frente do Café nas pessoas do deputado Evair de Melo (vice-presidente da Frente), deputado Diego Andrade, líder da bancada mineira e membro da Frente, assim como os deputados federais Odair Cunha e Zé Vitor. Destacamos também o apoio importante do governo de Minas através da secretária de Estado de Agricultura, Ana Valentini, do presidente da Emater, Otávio Maia, do Breno Mesquita da FAEMG e de tantos outros cidadãos que defendem nossa cafeicultura e o setor rural. Nosso eterno reconhecimento à Ministra Tereza Cristina pela sensibilidade e rapidez na tomada de atitude. É importante agora que o dinheiro que estará nos bancos chegue para quem realmente precisa”, disse o deputado Emidinho Madeira.

No total 34 bancos e cooperativas de crédito podem operar com as linhas do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) que já estão disponíveis em breve. A informação é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Na última semana, a ministra Teresa Cristina assinou os primeiros 14 contratos com os agentes financeiros que irão aplicar os recursos do Funcafé. Então, a partir de agora, produtores, cooperativas, indústrias e exportadores já podem procurar os 34 bancos e cooperativas de crédito que têm autorização para operar com as linhas do fundo.
Foram reservados R$ 1,32 bilhão especificamente para apoio aos cafeicultores que sofreram perdas nas lavouras. O montante foi aprovado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), no dia 17 de agosto.
De acordo com a Emater-MG, a área de café atingida pela geada chega a 19,1%, em relação à área total plantada com café com 9,5 mil cafeicultores atingidos.

(Ascom)

 

Notícias Recentes