Como anunciou a previsão do tempo, a geada chegou no final de semana e atingiu o parque cafeeiro mineiro. Na cidade de Maria da Fé foram registrados 3 graus negativos e em Poços de Caldas a madrugada de sábado para domingo os termômetros marcaram zero graus.
CAFEZAIS – Os cafeicultores da região registraram as baixas temperaturas. Nas áreas mais baixas, a geada foi mais forte. As imagens foram feitas no cinturão do arábica e no cerrado. O fim de semana foi de apreensão. Houve registro de geadas nas lavouras e pastagens.
Ainda na segunda-feira, dia 12, o frio continuou. No bairro dos Quatis em Monte Belo até a lona que cobria os cafés nos terreiros ficou congelada sob sol.
Em Muzambinho, os moradores registraram o gelo nos campos de futebol nos bairros da Barra Funda e Moçambo.
No sábado, os registros da geada foram feitos no Cerrado pelo jornalista Antônio Sergio. Na região, lavouras de Guaranésia, Nova Resende, Cabo Verde e Muzambinho também foram afetadas. O gelo cobriu com uma fina camada as folhas dos pés de café.
PREVISÃO – O meteorologista Francisco Assis Diniz, Bacharel em Meteorologia e Mestre em Climatologia pela Universidade Federal da Paraíba e Servidor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) desde 1983 e que chegou entre outras funções a exercer a diretoria do órgão, entre 2016 e 2019, falou com a reportagem de A Folha Regional sobre o fenômeno. “Nova e intensa massa de ar polar vai proporcionar um início de semana extremamente frio no Sul e no Sudeste do Brasil. Mais uma massa de ar polar já está avançando pelo centro-sul do Brasil e no início da semana reforça o frio nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Essa queda brusca que estava prevista, não é comum nesta época do ano. Com um inverno irregular, tivemos uma baixa de temperatura intensa que afetou o parque cafeeiro mineiro.