Muzambinho, 23 de maio de 2024

Governo de Minas participa de evento internacional sobre neutralização de emissões de gases de efeito estufa

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

O governador Romeu Zema e a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Melo, participaram nesta quarta-feira (4/8), em Brasília, do evento ‘Fechando o Ciclo de Ambição com a Corrida ao Zero no Brasil’. A agenda reuniu autoridades brasileiras e internacionais para o debate sobre implementação de ações no âmbito da campanha global Race to Zero.

A campanha tem o objetivo de neutralizar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050. Minas Gerais, em posição de protagonismo, foi o primeiro Estado da América Latina e do Caribe a aderir à campanha internacional Race to Zero, em julho de 2021, durante a Semana do Meio Ambiente. No evento, realizado em Brasília, outros Estados e municípios brasileiros firmaram adesão à campanha junto a outras 100 empresas brasileiras.

O governador Romeu Zema destacou que Minas Gerais já vem desempenhando ações para promover o desenvolvimento sustentável do Estado, que tem a segunda maior economia do Brasil. O chefe do Executivo citou, como exemplo, a diversificação da matriz energética em Minas com incentivos regulatório e fiscal à energia solar, que permitiu ao Estado possuir 18% de toda a potência instalada no Brasil.

Além disso, em maio de 2021, Minas Gerais atingiu um recorde histórico, superando a marca de 1 GW de potência instalada de geração distribuída de energia solar fotovoltaica. “Pretendemos seguir o caminho da neutralidade, induzindo a atração de negócios direcionados ao desenvolvimento econômico sustentável e de empregos verdes para diversas cadeias, como as de energias renováveis, agricultura de baixo carbono, indústrias eficientes, entre outros”, salientou.

A secretária Marília Melo lembrou da importância de Minas para o cenário ambiental do Brasil, tendo o maior remanescente de Mata Atlântica em seu território, além de áreas significativas de Caatinga e Cerrado. Ela também destacou a presença, em Minas Gerais, de nascentes de rios importantes para o abastecimento em outros locais do Brasil, como os rios São Francisco, Piracicaba e Jaguari.

“A agenda ambiental em Minas Gerais é estratégica para todo país e por isso a nossa responsabilidade, que pôde ser vista na adesão pioneira à Race To Zero. E um destaque foi que, em Minas, a adesão ocorreu de forma compartilhada, pela assinatura conjunta com os setores industrial e agropecuário, de forma inédita no Brasil, tornando o compromisso ainda mais importante”, ressaltou a secretária.

Race To Zero

No evento realizado em Brasília, representantes dos governos de Pernambuco, Pará, Espírito Santo, Maranhão, Paraná, Amazonas e Mato Grosso do Sul se juntaram a Minas Gerais e ao Estado de São Paulo na adesão à campanha. Outros nove municípios brasileiros também firmaram o compromisso.

A solenidade ainda teve a presença do embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson, do campeão de alto nível para a ação climática da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP), Gonzalo Muñoz, e do presidente designado da COP 26, Alok Sharma, que esteve no Brasil pela primeira vez.

“Existe uma visão equivocada de que desenvolvimento econômico e sustentabilidade não são pautas combináveis. Mas no Reino Unido, registramos um crescimento de 8% da economia e do Produto Interno Bruto (PIB) e ao mesmo tempo conseguimos reduzir em 40% nossas emissões. Isso mostra que o crescimento verde é possível e uma grande oportunidade”, disse Sharma.

Para alcançar o objetivo de zerar as emissões líquidas e limitar o aumento da temperatura global a 1,5 grau até 2050, o Race To Zero prevê a intensificação de ações de descarbonização, a atração de investimentos para negócios sustentáveis e para a criação de empregos verdes. Neste cenário, será possível viabilizar um desenvolvimento socioeconômico inclusivo e sustentável nos Estados e municípios que assumiram o compromisso à campanha. Atualmente, cerca de 30 diferentes regiões no mundo participam da campanha.

Under 2

Ainda em Brasília, o governador Romeu Zema e a secretária Marília Melo participaram de reunião com a Coalizão Under 2, uma aliança climática que reúne 260 Estados, regiões e províncias em todo o mundo. A coalizão oferece suporte técnico, visibilidade de ações a nível internacional e auxílio para participação em eventos climáticos de grande expressão.

O encontro tratou da manifestação de interesse do ingresso de Minas Gerais na coalizão Under 2, que apoiará o desenvolvimento dos compromissos firmados na adesão à Race to Zero, como atualização do Inventário de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa e do Plano de Ação Climática, que serão desenvolvidos pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), que coordena a agenda climática no Governo de Minas Gerais.

(ASCOM)

Notícias Recentes