Listagem será publicada na sexta-feira (3/9), no Diário Oficial de Minas Gerais. Serão contemplados 1 mil profissionais
O Governo de Minas Gerais segue firme com o compromisso de realizar 8 mil nomeações de profissionais aprovados em concurso público para atuar na rede estadual de ensino. Na sexta-feira (3/9), será publicada uma nova lista que contempla mil profissionais. A publicação marca a retomada das nomeações que estavam suspensas devido à pandemia de covid-19. Até o fim do ano serão mais dois lotes de publicação, com mil novos servidores cada.
“Com essas nomeações e a divulgação do cronograma dos dois próximos lotes vamos cumprir o compromisso firmado de nomear 8.000 profissionais da educação. Somos um governo de ações, que cumpre o que é acordado. Com muito esforço estamos arrumando a casa e esse trabalho resulta em boas notícias como essa”, afirma o governador Romeu Zema.
A secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, destaca que a ação demonstra a atenção do governo com a política de valorização dos servidores da Educação. “É com imensa alegria que, com a melhoria do cenário pandêmico, anunciamos a retomada das nomeações na Educação de Minas Gerais. São 1 mil novos profissionais que irão atuar na rede estadual de ensino. Essas nomeações fazem parte da nossa política de valorização do profissional da educação, com o fortalecimento do quadro pedagógico das escolas”.
Serão nomeados 959 profissionais para o cargo de Professor de Educação Básica (PEB) e 41 para o cargo de Especialista em Educação Básica (EEB). As nomeações são referentes aos cargos disponibilizados no edital nº 07/2017 e contemplam vagas em 203 municípios de 41 Superintendências Regionais de Ensino (SREs).
A secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Luísa Barreto, também ressalta a importância da efetivação desses profissionais. As nomeações, segundo ela, “irão reforçar os quadros da Educação de Minas Gerais e são parte do compromisso assumido pelo Governo de Minas com os profissionais da categoria. Apesar das dificuldades enfrentadas pelo Estado, acirradas pela pandemia, conseguimos viabilizar a retomada das nomeações dos professores, o pagamento integral no quinto dia útil para todos os servidores, entre outras pautas prioritárias, e seguiremos nos empenhando para avançar em outros pontos importantes”, salienta.
Até o mês de novembro, serão publicados mais dois lotes, cada um com a nomeação de 1 mil profissionais, sendo um no mês de outubro e outro em novembro. Com esses dois lotes anunciados, o Governo de Minas irá alcançar a marca de 8 mil nomeações.
Valorização profissional
Com esse novo lote, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) já nomeou, desde 2019, cerca de 6 mil novos servidores para atuarem na rede estadual. Foram seis lotes de nomeações. O primeiro deles ocorreu em agosto de 2019, quando foram feitas mil nomeações. Ainda no mesmo ano, em outubro, outros dois lotes de chamamento dos aprovados em concurso foram realizados. Já em março de 2020 foi publicado um novo lote. O quinto foi em janeiro de 2021. Com esta nova listagem que será publicada amanhã, o estado chega a marca de 6 mil nomeações realizadas nesta gestão.
Prorrogação do concurso
O Governo de Minas prorrogou até 2022 o prazo de validade do concurso para os cargos de Especialista em Educação Básica e Professor de Educação Básica, referente ao edital nº 07/2017, da SEE/MG. Com essa medida de extensão do prazo, a Secretaria garante a continuidade da política de nomeação dos servidores que vem sendo adotada desde o início da gestão.
(AGÊNCIA MINAS)