Muzambinho, 9 de maio de 2024

Governo de Minas solicita autorização da Anvisa para importação excepcional de doses da vacina Sputnik

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Estado negocia compra do imunizante russo; objetivo é garantir vacinação dos mineiros o mais rápido possível

O Governo de Minas solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorização para importação excepcional de doses da vacina Sputnik, produzida na Rússia. O Estado está em negociação comercial avançada com o Fundo Soberano Russo para a compra dos imunizantes. O objetivo do governo estadual é garantir a vacinação dos mineiros o mais rápido possível.

“Encaminhamos à Anvisa o pedido de autorização para a importação extraordinária da vacina russa, a Sputnik. Caso esta autorização seja emitida, o Governo de Minas já está negociando com o Fundo Soberano Russo, em estágio avançado, a aquisição de doses que vão possibilitar a imunização muito mais rápida de toda a população do estado. Seguimos trabalhando de forma incansável, com todas as possibilidades que existem no mundo para que o mineiro seja imunizado o quanto antes, estamos fazendo tudo o que é possível”, afirmou o governador.

A negociação leva em consideração diversos pontos, como prazo estabelecido para entrega. A expectativa é de que, caso a Anvisa aprove a importação, sejam adquiridas inicialmente 200 mil doses do imunizante. O quantitativo é referente à 1% da população mineira, o máximo permitido pela agência reguladora. Mas a negociação do Governo de Minas com o Fundo Soberano Russo segue avançada para a compra de mais doses.

A aquisição das vacinas foi debatida pelo governador Romeu Zema em reunião, por videoconferência, com os secretários de Estado de Saúde, médico Fábio Baccheretti; de Planejamento e Gestão, Luisa Barreto; Geral, Mateus Simões; e o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa.

Os ajustes finais foram fechados durante reunião emergencial na manhã da sexta-feira (25/6) e, em função disso, a agenda do governador em Conselheiro Lafaiete foi alterada.

Nesta sexta-feira, Zema cumpre agendas de trabalho nos municípios de Ouro Branco e Ouro Preto, na região Central do estado.

 

(SEGOV)

Notícias Recentes