MUZAMBINHO – O Grupo Motriz, que reúne amigos que pretendem contribuir para ações culturais e educativas, roda a girar como se definem, fez o lançamento do livro “MOTRIZ MOVIMENTO”. O evento foi na Casa da Cultura Dr. Licurgo Leite no dia 08 de abril e reuniu amigos e admiradores da boa literatura.
São 19 autores que escreveram textos diversos. “Foi uma honra participar deste incrível registro cultural de Muzambinho. Meu texto são memórias da Casa Mazzilli, relata Domingos Mazzili Jr que também da nome a sala onde foi o evento que esta com obras da exposição organizada pelo artista de Muzambinho que reside em Belo Horizonte”. “Minha participação no livro Motriz foi com um texto de memórias da antiga Casa Mazzilli entremeado por fatos da cidade, do país e do mundo. Foi um prazer estar entre amigos e autores tão queridos. Muzambinho precisa de mais iniciativas culturais como esta. É sempre alegria partilhar nossas reflexões culturais,” relata Mazzili que não esteve no lançamento, mas participou on-line.
“Constar da obra suscita desejo de compartir memórias, percepções e acordar em nós a força que nos move pra uma vida com sentido e significado de valor”, expressou Zana (Rosana Maria Alves).
“Nossa! Que emoção! Poder fazer parte desse projeto tão bonito! E sem contar que foi a primeira publicação oficial de poemas meus. O Movimento Motriz veio para fomentar a cultura local e, com isso, descortinar autores até então desconhecidos do público. Pra mim foi uma honra fazer parte. E ter minha mãe lá, comigo, foi uma emoção à parte, porque ela faz parte da minha história com a poesia, bem como representa também a pessoa do meu pai, Paulo Afonso, que há 9 meses está distante de nós…”, disse emocionado Luciano Marques.
“Confesso que foi muito bom ser reconhecido como poeta pelos presentes no lançamento do Livro, autografar, dedicar aquele momento… Foi ímpar”, ainda revelou.
Para o Secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo Wilson Lima “é uma honra para nossa cidade ter tantos escritores talentosos que mesmo morando distantes escolheram o seu município de origem para fazerem o lançamento desta obra. A administração Paulinho e Heloisa parabeniza os autores”, disse o secretário.
Durante o lançamento houve sessão de autógrafos e uma apresentação dos músicos Eli Muzamba e Evandro Navarro.
Uma obra de poesia, memórias de infância, protestos, registros históricos, pequenos guardados sentimentais e desabafos. Foi escrito por 19 autores de Muzambinho e Cabo Verde, (África) e oferece um olhar original sobre o mundo, em uma cultura acostumada a consumir e repetir ideias.
Os autores são André Rondinelli, Andreia Garcia, Annete Souza, Carlos Coimbra, Domingos Mazzilli Junior, Evandro Navarro, Eli Muzamba, José Torres, Lia Polegato, Luciene Baschiera, Luciano Marques, Manoel Brito Semedo, Marcelo Bortoloti, Nilson Bortoloti, Pedro Aurelio Varoni, Pedro Henrique Varoni, Raimundo Andrade, Rodolfo Magalhaes e Rosana Maria Alves.
Quem não foi ao lançamento, pode procurar a Biblioteca Municipal para conhecer a obra ou entrar em contato com alguns dos autores para comprar o seu exemplar.
(VALÉRIA VILELA)