Na madrugada da terça-feira, 14 de agosto, Guaxupé e as cidades vizinhas experimentaram as temperaturas mais baixas do ano até o momento, com algumas localidades registrando valores negativos.
De acordo com dados do SISMET Cooxupé, Guaxupé registrou uma mínima de 5,4ºC, enquanto a menor temperatura da região foi em Monte Belo, que alcançou -0,2ºC.
Outras cidades da região também enfrentaram frio intenso: São Pedro da União marcou 1,4ºC, Cabo Verde 1,9ºC, Arceburgo 2ºC, e Monte Santo de Minas 3,3ºC.
Previsão de geadas para os próximos dias
Conforme a RURAL CLIMA, novos registros podem acontecer nos próximos dias. “As geadas vão ficar mais amplas e mais fortes no sul principalmente nas regiões serranas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e possivelmente Sudeste”, afirma. Ele ainda explica que o frio não deve ser tão intenso como em 2021, ano em que produtores de café do Cerrado Mineiro e Sul de Minas tiveram perdas significativas por causa da geada, que não só comprometeu a safra daquele ano, mas também as colheitas seguintes devido a recuperação lenta das plantas atingidas. “Não vejo que essa geada seja igual de 2021 mas acredito que áreas de baixada, áreas de altitude e que acumulam muito frio podem apresentar novos registros”.
O alerta climático indica que as baixas temperaturas se mantenham firmes até sexta-feira quando a massa de ar polar perde força. “Até lá teremos muito frio e com a presença da massa de ar polar as frentes frias não conseguem avançar, ou seja, só voltaremos a ter chuvas no sul do Brasil no começo da próxima semana”, finaliza.
(Revista Mídia)