Trabalho inclui corte de vasos e orientações para evitar criadouros do mosquito da dengue e acidentes com escorpiões
A Prefeitura de Guaxupé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da equipe de Vigilância em Saúde, realiza na sexta-feira dia 31 de outubro e no sábado 1º de novembro ,uma nova edição da ação preventiva nos cemitérios municipais, em preparação para o feriado de Finados.
Os trabalhos ocorrem durante todo o dia de sexta-feira e, no sábado, no período da manhã, nos dois cemitérios da cidade: o Cemitério Municipal Luiz Smargiassi e o Cemitério Parque Alto da Colina.
A iniciativa tem como foco principal o corte e a adequação de vasos, além da orientação aos visitantes sobre cuidados para evitar acidentes com escorpiões. O objetivo é prevenir o acúmulo de água — que pode servir de criadouro para o mosquito da dengue — e reduzir o risco de picadas de escorpiões, especialmente durante o período de maior visitação aos cemitérios.
De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Ana Raquel Lenci, a ação reforça o compromisso do município com a segurança e o bem-estar da população.“Esse é um momento importante para orientar a população sobre cuidados básicos que evitam tanto acidentes com escorpiões quanto a proliferação do mosquito da dengue. Queremos garantir que os cemitérios estejam mais limpos e seguros para todos durante o feriado”, afirmou.
Durante a ação, uma barraca informativa será montada em frente aos cemitérios. No local, servidores da Vigilância em Saúde vão conversar com os visitantes, repassando orientações e alertas sobre medidas preventivas.
A Prefeitura também pede a colaboração dos moradores na divulgação das orientações e no cumprimento das recomendações, ajudando a manter os espaços limpos e seguros.
Mais informações podem ser obtidas com a Empresa Municipal de Urbanização (EMURB), responsável pela administração dos cemitérios Luiz Smargiassi e Alto da Colina, além dos velórios Central e do Alto da Colina. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Luiz Celani, nº 34, Centro, ou pelo telefone (35) 3559-1099.