Como previsto, frio e geada vieram mais uma vez. Em algumas cidades da região, a geada de vento atingiu áreas mais altas.
O frio e a geada vieram mais uma vez na região, e dessa vez acompanhados pelo vento. Apesar do cenário, a menor temperatura registrada em Guaxupé foi -1,3°C às 07h na Estação Meteorológica do Japy ( no dia 20 de julho, o mesmo local registrou -2,2°C).
Em outras cidades da região também foram registradas temperaturas negativas. Em Juruaia, o termômetro chegou a -1°C. A estação agrometeorológica do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho registrou 0.1°C às 6h. Em Cabo Verde, foi registrado -1°C e em Caconde (SP), -0,4°C.
Diferente da geada anterior, a geada registrada nesta sexta-feira foi diferente. Isso porque a soma de fatores da temperatura negativa com o vento, fez com que o fenômeno meteorológico atingisse pontos mais altos.
A geada de vento, ou de advecção, são provocados por ventos fortes e constantes, com temperaturas muito baixas durante muitas horas seguidas. O ar frio irá ressecar a folhagem e causar a sua morte.
Alerta Inmet
O alerta laranja de perigo para Onda de Frio emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), para a região, continua até às 23h59 de segunda-feira (01/08).
Fonte: Portal da Cidade Guaxupé