Muzambinho, 12 de julho de 2024

Hospital da Rede Mater Dei de Saúde realiza o 1º transplante de tornozelo do Brasil, em Belo Horizonte

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Médicos de Mater Dei Contorno utilizaram tecnologias avançadas para a realização da cirurgia que devolve a integridade física e funcional aos pacientes

O Hospital Mater Dei Contorno, em Belo Horizonte, realizou a primeira cirurgia de transplante de tornozelo do Brasil, em um jovem de 17 anos. Ele possuía uma necrose avascular do tálus após um quadro de leucemia. Por meio do uso de tecnologias avançadas da Rede na análise dos estudos tomográficos pré-operatórios, os médicos puderam contar com guias de corte precisos, produzidos por uma impressora 3D, permitindo que a equipe tivesse a precisão necessária para o sucesso do transplante.

 

Embora pouco comum globalmente devido a necessidade de uma grande precisão cirúrgica, o transplante de tornozelo tem como objetivo restaurar a mobilidade comprometida. O médico ortopedista Rodrigo Simões da Rede Mater Dei de Saúde, ortopedista especializado em pé e tornozelo, líder da equipe responsável pelo procedimento, destaca a importância desse avanço: “Realizamos o diagnóstico do Vitor em 2020, porém, devido à sua idade na época, não podíamos realizar o transplante, pois isso poderia interferir no crescimento da região do tornozelo”, explica. “Na época, optamos por uma cirurgia para colocar um espaçador, como se fosse uma prótese de cimento ortopédico, para ficar no lugar de um dos ossos, enquanto aguardávamos seu crescimento e a encontrarmos um doador compatível”, complementa.

 

O pai do paciente Vitor, Adriano Valentim, falou sobre o procedimento do filho. “Após o tratamento da leucemia ele teve o desgaste no tornozelo e já fomos procurar a própria ortopedia do hospital para realizar os exames e ver o que poderia ser. Desde então, a equipe da Rede Mater Dei e do Dr. Rodrigo Simões nos acompanhou e sempre nos atenderam da melhor forma possível”.

 

A realização de um sonho

Vitor, de 17 anos, nascido em Santa Bárbara, Minas Gerais, está em remissão do câncer há mais de 5 anos, mas os tratamentos geram sequelas. O jovem comentou que para o seu caso havia três opções de cirurgias que poderiam ser realizadas, entre elas escolheu o transplante, pela chance de ter a mobilidade completa da região. O paciente disse que um dos motivos que o inspirou a fazer essa cirurgia foi o sonho de poder voltar a jogar futebol, uma vez que teve que parar de praticar o esporte por sentir muitas dores no tornozelo pelo desgaste ósseo, ainda mais por ser um esporte de muito impacto. E, com o transplante de substituição do osso, ele poderá ter uma vida normal.

 

O procedimento, liderado pelo Dr. Rodrigo Simões, contou com a colaboração de outros especialistas, Sérgio Monteiro e Roberto Zambelli, além de toda a equipe de enfermagem do hospital. Simões ressalta a complexidade da cirurgia e a importância da precisão: “Passamos semanas estudando a tomografia de Vitor e realizando diversos testes para garantir o sucesso do procedimento”, explica. “A articulação do tornozelo é extremamente sensível a desvios mínimos, se desviasse 1 ou 2 milímetros, poderíamos perder quase 60% do contato entre articulação, portanto, a precisão era essencial para evitar complicações futuras”, conclui.

 

Sobre a Rede Mater Dei de Saúde

Somos uma rede de saúde completa, com 44 anos de vida, tendo o paciente no centro de tudo e ancorada em três princípios: inteligência e humanização como pilares do atendimento; tecnologia como garantidora da excelência; e solidez das governanças clínica e corporativa. Nossos serviços médico-hospitalares estão disponíveis para toda a família, em todas as fases da vida, com qualidade assistencial e profissionais altamente capacitados e especializados. Estamos em expansão, levando para mais pessoas o Jeito Mater Dei de Cuidar e de Acolher. Nossa premissa é valorizar a vida dos nossos pacientes em cada atendimento, disponibilizando o melhor que a medicina pode oferecer.  

 

Unidades  
Minas Gerais: Hospital Mater Dei Santo Agostinho, Hospital Mater Dei Contorno, Hospital Mater Dei Betim-Contagem, Hospital Mater Dei Santa Genoveva, CDI Imagem e Hospital Mater Dei Santa Clara.         
Bahia: Hospital Mater Dei Salvador e Hospital Mater Dei Emec  
Goiás: Hospital Mater Dei Premium Goiânia  
Pará: Hospital Mater Dei Porto Dias

 

(Ascom)

Notícias Recentes