IEPHA-MG RECONHECE A FELINJU – FEIRA DE LINGERIE DE JURUAIA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

Levantamento das informações para elaboração de um dossiê de 113 páginas levou um ano para ser produzido.

 

Após um ano de pesquisas e entrevistas para a produção de um dossiê de 113 páginas, a avaliação do IEPHA-MG – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, foi positiva ao registro da Felinju – Feira de Lingerie de Juruaia, como Patrimônio Cultural do nosso povo.

 

O trabalho técnico foi executado pela consultoria em patrimônio cultural Triângulo Multiprojetos, com apoio do Departamento de Cultura, que consultou empresários do ramo, costureiras e a ACIJU – Associação do Comércio e Indústria de Juruaia, após aprovação pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Juruaia. O decreto nº 1.471 de 25 de novembro de 2021, assinado pelo prefeito Celso Marques Júnior, registrou a Feira.

 

O registro da Felinju permitiu também aumento expressivo da pontuação ICMS Cultural, o que trará mais recursos financeiros transferidos pelo governo estadual aos municípios mineiros que promovem políticas de proteção e preservação. “Será possível, portanto, continuar a valorizar os aspectos históricos, culturais e turísticos”, relata Ozana de Oliveira, supervisora de Departamento de Cultura de Juruaia.

 

O dossiê, na integra, pode ser acessado pelo link: https://drive.google.com/file/d/1tROQAU6XZK1FkEZ8ybpdmPzROGDNr7ao/view?ts=62ceaaac

 

 

 

(ASCOM)

Notícias Recentes