Muzambinho, 23 de maio de 2024

IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho e Prefeitura firmam termo de cooperação para criação de Centro de Reabilitação Pós-COVID-19

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Na tarde de quarta-feira, 30 de junho, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho – e a Prefeitura Municipal, na ocasião representados pelo Diretor-Geral, professor Renato Aparecido de Souza e Prefeito Paulo Sérgio Magalhães, assinaram o termo de cooperação que prevê a implantação do Centro de Reabilitação Pós-COVID-19, localizado nas dependências do Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde (CeCAES).

A iniciativa foi idealizada pelo próprio Diretor-Geral que possui graduação em fisioterapia e aos poucos foi sendo estruturada, organizada e viabilizada junto ao corpo docente dos Cursos Superiores de Educação Física, com apoio do Curso Técnico em Enfermagem, fisioterapeutas da cidade e Secretaria de Saúde de Muzambinho.

A parceria visa o aproveitamento do uso dos equipamentos de avaliação física disponíveis em conjunto com serviço fisioterapêutico, a prescrição de exercícios físicos na reabilitação de pacientes e assistência às pessoas que apresentem sequelas cardiorrespiratórias, musculares e funcionais em decorrência da COVID-19.

A previsão é que o Centro de Reabilitação Pós-COVID-19 comece a operar em meados de julho unindo esforços do Campus Muzambinho e da Prefeitura Municipal. Antes de iniciar o tratamento e a melhoria de sua condição de saúde, as pessoas de Muzambinho que foram afetadas pela COVID-19 e tiveram sintomas serão contactadas para triagem em função de seu quadro clínico, para início das avaliações e reabilitação. 

O grupo de docentes do Campus Muzambinho que integra os trabalhos do Centro de Reabilitação Pós-COVID-19 tem desenvolvido pesquisas científicas sobre o impacto do exercício físico regular na prevenção e recuperação das sequelas que podem ocorrer em pacientes após a infecção pela COVID-19. Com a implantação do Centro de Reabilitação, o Campus Muzambinho deverá proporcionar aos seus estudantes da área da saúde a ampliação no processo de ensino/aprendizagem no tripé institucional envolvendo Ensino, Pesquisa e Extensão.

Renato explica que o Centro de Reabilitação Pós-COVID-19 tem como metas a “construção sistemática de protocolos de avaliação e atendimento com exercícios físicos para pessoas já acometidas pela doença e que são enquadradas no recém chamado quadro de Síndrome pós-COVID-19. Já existem evidências de prejuízo respiratório e principalmente muscular como: fadiga aos pequenos esforços impactando o paciente pós-COVID mesmo após 4 meses do quadro inicial. Esse prejuízo funcional impacta diretamente a qualidade de vida dessas pessoas. Como já são muitas pessoas acometidas pela doença, entendemos que a oferta deste serviço de saúde será mais uma importante ação de enfrentamento à COVID-19 do IFSULDEMINAS.”

O Centro de Reabilitação Pós-COVID-19 contará com apoio de diversos professores dos Cursos Superiores de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e, também, do Curso Técnico em Enfermagem: Januária Andrea Souza Rezende, Daniela Gomes Martins Bueno, Denis Bueno da Silva, Elisangela Silva, Lia Polegato Castelan, Milene Dias Ferreira Magri, Natercia Taveira Carvalhaes Dias, Priscila Missaki Nakamura e Wagner Zeferino de Freitas.

O Prefeito Municipal de Muzambinho, Paulo Sérgio Magalhães, destaca que a proposta beneficiará a população da cidade. De acordo com o prefeito, a parceria entre a Prefeitura Municipal e o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho trata de um elo que tem impacto positivo para a saúde da população muzambinhense no contexto de enfrentamento à COVID-19, com o pensamento adiante sobre a recuperação das pessoas que estejam com sequelas dessa doença.

Para mais informações procure o PSF do seu bairro.

 

Treinamento dos fisioterapeutas para reabilitação de pacientes Pós-COVID-19

O IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho – sediou o treinamento “Circuito de atualização em reabilitação pós-COVID” promovido pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG). O treinamento presencial seguiu todos os protocolos sanitários de prevenção contra a propagação da COVID-19 e recebeu fisioterapeutas de Muzambinho e região.

A ação teve como objetivo capacitar fisioterapeutas que atuam ou atuarão com pacientes que tiveram o novo coronavírus. O Diretor-Geral do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho – participou do treinamento e abordou a importância de tal ação para a eficácia do Centro de Reabilitação Pós-COVID-19. “Estamos honrados com a passagem do Circuito de atualização em reabilitação pós-COVID do CREFITO/MG em nossa cidade e principalmente tendo o Campus Muzambinho como sede desta capacitação. A capacitação com aquilo que há de mais atualizado em termos de reabilitação dos pacientes com COVID-19 é garantia de eficiência no restabelecimento pleno dessas pessoas ao seu cotidiano de vida. Ao somar ações e esforços de enfrentamento em todas as nossas possibilidades de atuação institucional permitimos de maneira mais segura e célere, inclusive o tão desejado retorno à presencialidade.” 

Para o presidente do CREFITO-4 MG, Dr. Anderson Coelho, o objetivo do treinamento é “aperfeiçoar ainda mais a qualidade assistencial de fisioterapeutas, nivelando o conhecimento para que a população tenha acesso ao que há de mais moderno e atual entre a comunidade científica, promovendo a melhora do quadro clínico do paciente e uma consequente minimização de sequelas”. Anderson também enfatizou a relevância da participação do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho em unir forças com o CREFITO e com a Gestão municipal. “A contribuição que o Instituto Federal está dando no enfrentamento à COVID-19 aqui em Muzambinho e microrregião é imprescindível, é uma condição ímpar que vai fazer diferença.”, finalizou.

O presidente do CREFITO-4 MG salientou que “ao capacitar fisioterapeutas, beneficiamos a sociedade. Com profissionais qualificados, melhoramos o atendimento ao paciente que tanto necessita do cuidado. São eles que tratam do paciente com COVID em todas as etapas da doença, que vai desde a internação, na intubação, quando necessária, até o período de reabilitação.”

(Texto e fotos: ASCOM)

Notícias Recentes