IFSULDEMINAS e o programa PODEMOS ofertam curso FIC de matemática básica com ênfase em razões trigonométricas

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

No dia 28 de janeiro de 2025, o professor Otávio Luciano Camargo Sales de Magalhães deu início ao curso de formação inicial e continuada (FIC) intitulado “Minicurso – Razões Trigonométricas”. Este curso é fruto de uma parceria estratégica entre o IFSULDEMINAS e o PODEMOS (Programa Orientador do Desenvolvimento da Matemática Olímpica e Seriada), que oferece cursos de Matemática Básica e Olímpica para estudantes.

Com duração de 30 horas, o curso de Razões Trigonométricas é voltado para o público externo e para alunos do campus Muzambinho, especificamente dos dois últimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Segundo o professor Otávio, “as avaliações institucionais revelam que o nível de aprendizado de Matemática no Brasil é consideravelmente baixo, mesmo nas melhores escolas. Atividades como essa incentivam os estudantes a desenvolverem o hábito de estudar de forma sistemática e a valorizar o processo de aprendizagem”.

O conteúdo do curso abrange temas como as razões trigonométricas no triângulo retângulo, incluindo seno, cosseno e tangente, seus conceitos e contexto histórico. Também as razões trigonométricas notáveis, as relações entre o seno e o cosseno de ângulos complementares, e a conexão entre seno, cosseno e tangente. Resolução de problemas elementares, a ideia de seno e cosseno de ângulos obtusos, a Lei dos Cossenos (com demonstração e aplicações), a Lei dos Senos (também com demonstração e aplicações), e a aplicação das razões trigonométricas no cálculo da área de triângulos.

Para a professora Juliana, Coordenadora Geral de Extensão do campus Muzambinho, o curso está sendo um sucesso. Foram apenas dois dias de divulgação do edital, com o preenchimento das 75 vagas ofertadas. Aulas gratuitas garantem que todos, independentemente de sua condição socioeconômica, tenham acesso a uma educação de qualidade, o que ajuda a diminuir desigualdades educacionais. Essa é uma ação estratégica que pode transformar a realidade educacional dos alunos, promovendo a equidade no acesso à educação e ajudando no desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida acadêmica e profissional dos estudantes. O término do curso está previsto para o dia 12 de fevereiro de 2025, e outros cursos já estão no radar, tal como “Noções sobre números primos”, o qual será ofertado em breve.

TEXTO E IMAGENS: Juliana Cristina dos Santos

 

Notícias Recentes