Aconteceu na quarta-feira, 22 de janeiro, às 16h00, no Teatro Municipal de Guaxupé, a solenidade de instalação da Unidade Avançada de Atendimento da Justiça Federal, em Guaxupé.
A Unidade Avançada na verdade é um posto de atendimento onde são feitas alterações, audiências online, perícias médicas de segurados do INSS, além de outros atendimentos de pessoas que têm qualquer tipo de demanda com a União, dentre elas as execuções fiscais de tributos federais.
A conquista do melhoramento se deu em virtude dos ingentes esforços da diretoria da 57ª Subseção da OAB de Guaxupé, principalmente da Sra. vice-presidente, Dra. Márcia Zampar Jorge, com as suas constantes e incansáveis viagens a Brasília, Belo Horizonte e São Sebastião do Paraíso.
Atualmente, os processos da Justiça Federal também tramitam no sistema eletrônico, evitando que os advogados tenham que se deslocar até os fóruns para protocolarem petições e outros documentos.
Com a inauguração, os grandes beneficiados serão os segurados da Previdência Social que não mais terão que se deslocar até São Sebastião do Paraíso para tratarem de seus direitos, como pensões, aposentadorias, entre outras.
O posto de atendimento foi instalado no antigo prédio que abrigou o Procon, ao lado do Terminal Urbano, no centro da cidade, embora a sede do foro continue em São Sebastião do Paraíso, sob a tutela do eminente juiz federal, Dr. Marcelo Eduardo Rossito Bassetto.
Desta forma, a Justiça Federal passa a contar com 22 unidades avançadas no Estado de Minas Gerais.
Solenidade
A mesa que presidiu os trabalhos foi composta: pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargador federal, Vallisney Oliveira, pelo vice-diretor do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, juiz federal, Dr. Grigório dos Santos; pelo diretor da Subseção judiciária de São Sebastião do Paraíso, juiz federal, Dr. Marcelo Eduardo Rossito Basseto; pela diretora da Escola da Magistratura do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargadora federal, Dra. Mônica Sifuentes; pelo desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, Prado de Vasconcelos; pelo secretário geral da presidência do TRF6, juiz federal, Dr. Antônio Francisco do Nascimento; pelo prefeito de Guaxupé, Jarbas Corrêa Filho; pelo presidente da Câmara Municipal de Guaxupé, Wilson Ruiz de Oliveira; pela juíza do foro da Justiça Comum de Guaxupé, Dra. Cristiane Vieira Tavares Zampar; pela defensora pública do Estado de Minas Gerais, Letícia de Lima Freitas; pelo presidente da 57ª subseção da OAB de Guaxupé, Dr. Maylon Furtado Passos, pela procuradora geral do Município de Guaxupé, Lisiane Cristina Durante.
Reconhecimento do trabalho de Dra. Márcia Zampar
Em seu pronunciamento, o presidente do Tribunal Regional Federal, Dr. Vallisney Oliveira, enalteceu e reconheceu o trabalho e a perseverança da Dra. Márcia Zampar e a sua incansável luta para a conquista da unidade de Guaxupé; disse que ela conseguiu documentos e dados estatísticos que justificassem a necessidade da instalação da unidade em Guaxupé; que ele rendia as homenagens a ela e que o sonho da Dra. Márcia tinha se efetivado naquele momento.
Diante das homenagens de tão alta autoridade, o público de pôs de pé ovacionando Dra. Márcia com uma longa e calorosa salva de palmas.
Coquetel
Terminada a solenidade, foi servido um coquetel aos presentes no foyer do Teatro, oportunidade em que a Dra. Márcia recebeu os cumprimentos das autoridades, dos demais advogados, e do público.
Jantar festivo
A partir das 20h00, foi serviço um jantar de gala no Clube Guaxupé, oportunidade em que o Exmo. Sr. Juiz da Vara Federal de São Sebastião do Paraíso, Dr. Marcelo, se dirigiu a cada um dos presentes dando as boas vindas e se dispondo a um bom entrosamento com todos, principalmente com os advogados.
O jantar também contou com música ao vivo da cantora Márcia Tauil.
(colaborou: Wilson Ferraz)