Na noite de sexta-feira (03), o Corpo de Bombeiros de Alfenas foi acionado para combater um incêndio de grandes proporções em um galpão localizado no bairro Distrito, em Alfenas.
Ao chegarem ao local, os militares constataram que o galpão de uma empresa e seus arredores estavam completamente tomados pelas chamas. De imediato, foi realizada uma vistoria preliminar para avaliar riscos — a energia elétrica já estava desligada — e verificado que um colaborador da empresa utilizava uma mangueira conectada à caixa de hidrante para resfriar os bags de polipropileno espalhados pela lateral do galpão, próximos à área incendiada.
Tratava-se de um incêndio envolvendo grande quantidade de bags de polipropileno. No interior do galpão havia um compressor, uma cozinha com botijão de gás e uma área de produção com máquinas e equipamentos.
Os bombeiros utilizaram a mangueira da rede de hidrantes da própria empresa para reabastecer o caminhão de forma contínua. Com o uso de uma mangueira de 2½ polegadas e um divisor, foram montadas duas linhas de ataque, permitindo o cercamento das chamas na entrada do galpão, cuja estrutura já havia colapsado devido à intensa irradiação de calor.
Após o controle inicial das chamas externas, as equipes conseguiram adentrar na edificação e extinguir completamente o fogo no interior. Em seguida, o combate se concentrou na área externa, onde o grande volume de bags derretidos mantinha o incêndio ativo sob o galpão.
Durante o rescaldo, foi necessário cortar partes das telhas retorcidas para acessar focos de fogo sob as estruturas. O proprietário informou que o incêndio teria começado às margens da rua, nos fundos da empresa, em uma área de vegetação, e posteriormente se alastrado até o galpão.
Ao todo, os bombeiros utilizaram aproximadamente 60 mil litros de água e cinco galões de Líquido Gerador de Espuma (LGE) no combate. A operação durou cerca de quatro horas.
Em caso de emergência ligue 193
fotos: Corpo de Bombeiros.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 3ªCIA