Um incêndio deixou um rastro de destruição nas lavouras e matas nas montanhas que estão na divisa entre Caconde e Muzambinho. O cenário de cinzas deu lugar a paisagem que turistas costumavam contemplar.
Para os moradores foram instantes de horror e desespero. O fogo se espalhou rapidamente na pastagem seca e atingiu as lavouras de café e queimou também a mata nativa, deixando um rastro de morte e desolação. De acordo com a reportagem da Rede Globo que ouviu os moradores locais, a situação ficou próxima a dos filmes de terror.
A prefeitura e voluntários rurais se uniram no combate às chamas e cerca de 300 mil pés de café foram consumidos no incêndio que matou animais nativos e bezerros que não conseguiram escapar do fogo.
Alguns dos 300 moradores precisaram ser socorridos e levados para o hospital por conta da intensidade da fumaça. O incêndio na área rural de Caconde foi destaque em rede nacional no último sábado e ganhou repercussão. A região ajudou no combate às chamas bem como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do estado de São Paulo. O município ainda contabiliza os prejuízos financeiros e os danos nas famílias atingidas.