Instalação da Justiça Federal em Guaxupé poderá se tornar realidade ainda em 2024

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

A partir de 20 de agosto próximo Guaxupé poderá contar com uma “Unidade Avançada de Atendimento” da Justiça Federal. A informação foi divulgada na terça-feira, dia 27, durante uma solenidade realizada na sede da 57ª Subseção da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, em Guaxupé, pelo vice presidente e corregedor do TRF 6, Desembargador Vallisney Oliveira.

No final do ano passado o presidente e a vice da subseção local da OAB, Dr. Marco Antônio Alves, e Dra. Márcia Zampar Jorge, respectivamente, haviam participado de uma reunião realizada na presidência do Tribunal Regional da 6ª Região da Justiça Federal conjuntamente com a presidente do Tribunal, Desembargadora Mônica Sifuendes, quando foi pleiteada a implantação de uma Vara da Justiça Federal em Guaxupé.

Por força de lei, a Justiça Federal ficou impedida de implantar varas de justiça num período de dois anos, o qual vencerá em 19 de agosto próximo.

Durante a reunião realizada em Belo Horizonte a presidente do Tribunal se comprometeu a estudar o pleito da Subseção da OAB de Guaxupé. Analisada a viabilidade, a presidência do Tribunal sinalizou a possibilidade da implantação de uma “Unidade Avançada de Atendimento em Guaxupé”.

A implantação de uma vara da Justiça Federal depende de lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República, procedimento complicado e demorado, enquanto que a Unidade Avançada depende somente do aval da presidência da 6ª Região, desde que seja implantada após 19 de agosto próximo.

 

Solenidade

A mesa que presidiu a solenidade foi coordenada pelo presidente da Subseção, Dr. Marco Antônio, pela vice, Dra. Márcia Zampar; pelo vice presidente da 6ª Região da Justiça Federal, Desembargador Vallisney Oliveira; pelo prefeito, Heber Hamilton Quintella; pelo presidente da Câmara Municipal, Danilo Martins de Oliveira; pelo juiz titular da Primeira Vara Cível da Comarca de Guaxupé e colaborador da Comarca de Guaranésia, Dr. Milton Biagione Furquim; pelo comandante da 79ª Cia. da Polícia Militar, Major Cláudio Torres; e pelo juiz da Vara da Justiça Federal de São Sebastião do Paraíso, Dr. Marcelo Baceto.

O Desembargador Dr. Vallisney mencionou que ele teria vindo a São Sebastião do Paraíso para proceder uma correição naquela Vara de Justiça, oportunidade em que foi convidado pela Dra. Márcia Zampar para participar da solenidade e divulgar oficialmente a decisão da presidência da 6ª Região, qual seja, a da possibilidade da instalação de uma Unidade Avançada de Atendimento em Guaxupé.

 

Entrega de carteiras a dois novos advogados

Naquela oportunidade também foram entregues carteiras funcionais a dois novos advogados, recentemente aprovados nos exames da instituição, Diego Firmino da Silva e Mariana de Resende Cavalcanti

Com as duas novas inscrições a subseção de Guaxupé passou a contar com 517 advogados devidamente inscritos.

 

Brindes

No encerramento da solenidade foram oferecidos brindes com produtos típicos da região ao desembargador, ao juiz da Vara Federal de Paraíso e aos demais membros da comitiva.

 

Coquetel

Encerrando o evento foi servido um coquetel aos presentes no novo espaço Gourmet, recentemente construído no subsolo da sede da OAB, oportunidade em que o desembargador concedeu entrevista aos membros da imprensa.  

 

(Colaborou: Wilson Ferraz) 

Notícias Recentes