Janeiro Branco convida à reflexão sobre saúde mental

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

ALMG adere a campanha que tem o objetivo de estimular a prevenção de transtornos psicológicos.

O primeiro mês do ano é tempo de recomeçar, fazer planos e refletir sobre as relações com as pessoas, com as emoções e com a vida. Por isso, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aderiu à campanha Janeiro Branco. 

Desde a segunda-feira (5/1/26), a fachada do Palácio da Inconfidência, sede do Poder Legislativo, está iluminada de branco, para estimular a reflexão sobre o cuidado com a saúde mental, a prevenção de transtornos psicológicos e a construção de relações humanas mais saudáveis. A iluminação especial poderá ser vista até o dia 16 de janeiro.

Criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a campanha Janeiro Branco consolidou-se como um movimento nacional de conscientização. O nome remete à ideia simbólica de uma “folha em branco”, que representa a possibilidade de escrever novas histórias, rever padrões de comportamento e estabelecer metas voltadas à qualidade de vida emocional. 

O Janeiro Branco propõe que a saúde mental receba a mesma atenção que a saúde física, incentivando a quebra de tabus, o acolhimento das vulnerabilidades humanas e a busca por apoio profissional quando necessário. Em 2026, o lema da campanha é “Paz, equilíbrio e saúde mental”. 

A necessidade de mais cuidados é evidenciada por números compilados pelo Instituto de Desenvolvimento Humano, que organiza a campanha Janeiro Branco. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é a nação da América Latina com maior prevalência de depressão. Entre 2000 e 2019, o número de casos de suicídio aumentou 43% no País, de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Atenta a essa realidade, a ALMG aprovou em 2022 a Lei 24.081, que instituiu o Janeiro Branco em âmbito estadual. Em 2023, foi aprovada a Lei Federal 14.556, que reconhece a campanha em todo o País.

O Janeiro Branco na ALMG integra o programa Laços da Consciência, que reúne ações de sensibilização sobre temas afetos ao bem-estar dos mineiros.

 

(ASCOM)

Notícias Recentes