ALMG adere a campanha que tem o objetivo de estimular a prevenção de transtornos psicológicos.
O primeiro mês do ano é tempo de recomeçar, fazer planos e refletir sobre as relações com as pessoas, com as emoções e com a vida. Por isso, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aderiu à campanha Janeiro Branco.
Desde a segunda-feira (5/1/26), a fachada do Palácio da Inconfidência, sede do Poder Legislativo, está iluminada de branco, para estimular a reflexão sobre o cuidado com a saúde mental, a prevenção de transtornos psicológicos e a construção de relações humanas mais saudáveis. A iluminação especial poderá ser vista até o dia 16 de janeiro.
Criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a campanha Janeiro Branco consolidou-se como um movimento nacional de conscientização. O nome remete à ideia simbólica de uma “folha em branco”, que representa a possibilidade de escrever novas histórias, rever padrões de comportamento e estabelecer metas voltadas à qualidade de vida emocional.
O Janeiro Branco propõe que a saúde mental receba a mesma atenção que a saúde física, incentivando a quebra de tabus, o acolhimento das vulnerabilidades humanas e a busca por apoio profissional quando necessário. Em 2026, o lema da campanha é “Paz, equilíbrio e saúde mental”.
A necessidade de mais cuidados é evidenciada por números compilados pelo Instituto de Desenvolvimento Humano, que organiza a campanha Janeiro Branco. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é a nação da América Latina com maior prevalência de depressão. Entre 2000 e 2019, o número de casos de suicídio aumentou 43% no País, de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Atenta a essa realidade, a ALMG aprovou em 2022 a Lei 24.081, que instituiu o Janeiro Branco em âmbito estadual. Em 2023, foi aprovada a Lei Federal 14.556, que reconhece a campanha em todo o País.
O Janeiro Branco na ALMG integra o programa Laços da Consciência, que reúne ações de sensibilização sobre temas afetos ao bem-estar dos mineiros.
(ASCOM)