Javalis e javaporcos despontam como ameaças à safra de milho 2024/2025

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

Cercamento de qualidade é a melhor solução para proteger as lavouras dos animais invasores

Produtores rurais de todas as regiões do Brasil se preparam para o início do plantio do milho, cultura fundamental para a alimentação e economia do país. A estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de colheita com mais de 119 milhões de toneladas do grão, com recuperação de 3,5% em comparação à safra anterior. “Para atingir esse excelente resultado, os agricultores precisam se atentar aos problemas que podem afetar a produção, entre eles a invasão de javalis e javaporcos na propriedade, pois o prejuízo é certo”, alerta Amanda Dione, analista de mercado agro da Belgo Arames.

Esses animais exóticos se alimentam de plantações diversas, especialmente de grãos, como milho e soja por terem produção em larga escala e, ao invadirem as fazendas, podem destruir uma grande porcentagem das lavouras, proporcionando sérios impactos econômicos para produtores. Essa perda afeta a produção de alimentos para a população e o setor de nutrição animal, além de indústrias que dependem dessa matéria-prima, como as usinas de óleos e de biocombustíveis – que ganham cada vez mais importância no Brasil e no mundo.

“Javaporcos são animais de difícil controle e extremamente nocivos, pois além de destruírem cultivos, o solo e as nascentes, se reproduzem rapidamente e se deslocam com facilidade, percorrendo muitos quilômetros por dia, o que torna muito difícil o mapeamento e controle das populações. Além disso, eles se adaptam rapidamente ao ambiente onde estão inseridos e não possuem predadores em potencial”, explica Amanda.

De acordo com a analista, a instalação de cercas de qualidade é a melhor solução para proteger as lavouras dos animais invasores. Essa proteção ajuda a reduzir as perdas imediatas e previne o estabelecimento de rotas de alimentação pelos javaporcos. A Belgo Arames, referência no mercado brasileiro de arames para cercamento rural, desenvolveu a cerca pronta Belgo Javaporco especialmente para a proteção das lavouras contra esses e também animais silvestres.

“Por ser uma tela com 11 fios horizontais com uma camada pesada de zinco, ela impede a passagem e possui alta resistência ao impacto de animais de médio e grande porte. Um cercamento de qualidade é a melhor solução contra os javaporcos e javalis. Dessa forma, não só a plantação do milho estará segura, como toda a propriedade”, finaliza Amanda Dione.

 

(FONTE: Viviane Passerini – Comunicação Corporativa)
 

Notícias Recentes