Jornalista entrega obra ao prefeito de Cabo Verde e reforça memória histórica regional

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

O jornalista Gerson Siqueira realizou, no último dia 9 de janeiro, a entrega simbólica de sua obra ao prefeito de Cabo Verde, Cláudio Palma. Nascido em São Paulo, Gerson é filho de mãe com raízes mineiras: Dona Aurora Siqueira, oriunda do bairro rural da Condensa, na zona rural de Cabo Verde. “Minha relação com o município é afetiva”, destacou o autor.
Na mesma data, foi lançado o livro Entre a serra e o sonho – Um memorial da família Silva, no Ginásio Municipal.
O romance aborda a trajetória da família Silva, tendo Cabo Verde como cenário principal, e percorre episódios marcantes da história regional e nacional, como a Guerra do Paraguai, a Revolução Constitucionalista de 1932, os quilombos e a linhagem dos Silva, considerada a família mais antiga do mundo.
A obra é resultado de mais de 20 anos de pesquisas em arquivos, documentos históricos e entrevistas, incluindo um relato raro da ex-escravizada Gabriela Marcolina, que viveu no quilombo de Cabo Verde.
A prefeitura adquiriu 30 exemplares, que ficarão disponíveis para consulta nas bibliotecas escolares e no Departamento de Turismo do município. O livro também registra episódios como o combate ocorrido na estação ferroviária de Guaxupé, em 1932, narrado no capítulo “O martírio de Guaxupé”, além de destacar personagens históricos de Muzambinho, como os professores do colégio mineiro, Jose Santclair e Jose Maria Armond, no capítulo Muzambinho também tem seus herois.
O lançamento em Guaxupé e Muzambinho, está previsto para 2026, com datas a serem divulgadas pelas secretarias de Cultura.

Notícias Recentes