Aline Faria é personal trainer, estudou na Palmeia e nas escolas públicas de Muzambinho sempre com um objetivo de conhecer o mundo. E a oportunidade surgiu junto com o desempenho profissional. Com os resultados que conseguiu nas competições de Jiu Jitsu, conseguiu ir trabalhar em Dubai (Emirados Árabes). No final do ano de 2021, depois de ser imunizada conseguiu visitar os pais.
“Vivo num país com uma cultura muito diferente da nossa, mas gosto muito e respeito os hábitos locais, aprendo a cada dia. Sinto muita saudades da minha família, mas sei que este é um trabalho que eu escolhi e estou muito feliz. Lá falo o inglês para me comunicar, mas aos poucos vou aprendendo algumas palavras do idioma local. Tenho uma rotina profissional que me permite ver diariamente as mudanças que acontecem na cidade. Saio para trabalhar e quando retorno tem um prédio novo, uma construção que não existia pela manhã, é tudo muito rápido”, conta.
A personal trainer tem um trabalho junto aos policiais de Dubai, onde participa do treinamento com técnicas de defesa.
No Brasil passou duas semanas com os familiares que estavam com muitas saudades. “Temos a internet que ajuda bastante, conversamos sempre, mas nada como estar pertinho”, diz a mãe, Lucélia Faria dos Santos.
Para o tio, Odeci Paixão, “a visita foi rápida, mas deu tempo da Aline participar de uma atividade muito gostosa aqui na roça, que é matar e preparar a carne do porco caipira”, explica seu Odeci, enquanto vai cortando o toucinho, junto com a esposa Alaide.
No tacho que fica na fornalha, quem fica nos trabalhos é a Aline. “Não tem tempero melhor para um feijão feito no fogão a lenha com gordura de porco caipira, e esse torresminho quentinho tem um gosto especial de casa de mãe”, falou enquanto ia retirando os torresmos para serem degustados ainda quentinhos.
Em volta da mesa onde as carnes são cortadas para serem armazenadas, a família vai colocando a conversa em dia. Aiton e Maria Paula compraram metade do animal. “Em casa somos em três pessoas e para termos sempre carne nas refeições compramos a metade do porco, mas preparamos todos juntos, é uma diversão e uma forma de trabalhar em equipe”, explica Paula.
O pais de Aline, há mais de dez anos, se dividem entre o trabalho na área rural e como entregador em um mercado na cidade. “Tenho uma rotina dura, dois empregos é puxado, mas gosto muito, estou sempre em contato com muita gente, neste dia que minha filha veio nos visitar o tempo parece passar ainda mais rápido, é muita saudade para matar em poucos dias”, falou seu Valdomiro Santos.
O irmão de Aline também ficou contente com a visita rápida da irmã. “É do outro lado do mundo né, mas a tecnologia ajuda a diminuir essa saudade, com a internet que hoje está disponível na área rural temos um recurso para podermos conversar sempre que é possível”, diz Álvaro Santos, que é profissional na área de tecnologia e internet.
Aline passou 15 dias em Muzambinho e já retornou as suas atividades em Dubai. Aos familiares ficam as recordações de dias intensos e cheios de atividades na área rural, que a personal trainer levou na bagagem.