Juruaia realiza mapeamento com drones para combater focos do Aedes aegypti

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância em Saúde, realizará no dia 9 de outubro um mapeamento aéreo para identificação de possíveis criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus.

A ação faz parte de uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, regulamentada pela Resolução SES nº 9035, de 26 de setembro de 2023, que estabelece regras para o financiamento de projetos temporários com uso de drones (VANTs – Veículos Aéreos Não Tripulados). O objetivo é fortalecer o combate ao Aedes aegypti com o uso de tecnologia, permitindo que todos os municípios mineiros realizem o mapeamento aéreo de áreas de risco.

Municípios de maior porte receberam os recursos diretamente em suas secretarias de saúde. Já os menores, como é o caso do nosso, foram contemplados por meio de consórcios intermunicipais. A Regional de Saúde de Alfenas, à qual o município pertence, está sendo atendida pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Lagos do Sul de Minas (Cislagos).

O mapeamento será realizado em três etapas. Na primeira, serão sobrevoados os bairros com maior incidência de casos de dengue em 2024: Vista Alegre, Jardim Leonor, Santo Antônio I, Santo Antônio II, Bairro Lares, Bairro Matias Bueno e Centro.

O sobrevoo do drone ocorrerá na manhã do dia 9 de outubro. A Secretaria de Saúde orienta os moradores a colaborarem com a ação, que visa identificar e eliminar focos do mosquito, contribuindo para a prevenção de novas epidemias.

(ASCOM)

Notícias Recentes