Os atrativos da região serão mostrados através de uma iniciativa inovadora
A ASCATUR – Associação dos Empresários de Turismo de Capitólio vai levar as belezas da região para no Salão Nacional do Turismo 2025, a ser realizado entre os dias 21 e 23 de agosto, em São Paulo.
O evento, promovido pelo Ministério do Turismo, ocorre simultaneamente ao Feirão do Turismo e tem como objetivo principal fortalecer a promoção das viagens dentro do Brasil, valorizando os destinos nacionais e incentivando o turismo interno.
Os atrativos da região serão mostrados através de uma iniciativa inovadora, que vem transformando a forma como turistas e profissionais do setor possam conhecer e explorar as belezas de Capitólio e da região do Território da Canastra.
Trata-se de uma plataforma digital que foi lançada com sucesso na WTM Latin America, em São Paulo, evento de viagens B2B para a América Latina. Ela oferece uma imersão completa nos equipamentos hoteleiros, restaurantes e atrativos turísticos da região, despertando o interesse e a curiosidade de visitantes em potencial e otimizando a experiência de comercialização para operadoras, agências de viagens e profissionais do turismo.
Fruto de uma parceria entre o setor privado, liderada pela Associação dos Empresários de Turismo de Capitólio (ASCATUR), com consultoria da GKS e desenvolvimento tecnológico da MEVIZ, a plataforma chega como uma ferramenta pioneira no uso da realidade virtual aplicada ao turismo. A iniciativa busca destacar o potencial da região, conhecida como o “Mar de Minas” por suas águas cristalinas do Lago de Furnas e as paisagens exuberantes do Parque Nacional da Serra da Canastra, lar da nascente do Rio São Francisco.
A plataforma permite que os usuários “visitem” virtualmente pousadas, hotéis, restaurantes e pontos turísticos emblemáticos, como os cânions de Furnas, as cachoeiras do Território Canastra e as fazendas produtoras do premiado Queijo Canastra. Por meio de realidade virtual ou dispositivos móveis, é possível explorar cada detalhe desses locais em 360 graus, sentindo-se como se estivesse presente fisicamente. A experiência interativa inclui sons ambientes, informações sobre os atrativos e até mesmo a possibilidade de simular passeios de lancha ou trilhas pelas montanhas.
A importância do evento
Com a participação de profissionais do setor, representantes de governos, empresários e marcas ligadas ao turismo, o Salão se consolida como um dos maiores eventos do setor no país. Durante os três dias, serão apresentadas tendências, inovações e oportunidades que visam qualificar e promover os destinos brasileiros, além de facilitar a comercialização de produtos e serviços turísticos diretamente com o consumidor.
Além de promover o turismo, o evento também amplia a rede de contatos entre destinos, fornecedores, agências e governos, contribuindo para o fortalecimento do setor em períodos de baixa demanda e promovendo a regionalização das atividades turísticas.
(fonte: ASCATUR)