Chip para cães e prevenção de abusos sexuais infantis foram outros temas debatidos
O projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de Muzambinho para 2024 chegou à Câmara Municipal na última segunda-feira, dia 24 de abril. De acordo com presidente da Casa Roosevelt Pereira, o texto prevê receita de R$ 109 milhões no ano que vem.
“A LDO é usada para estabelecer metas da administração pública e serve como base para elaborar o orçamento, que é definido por meio da LOA (Lei Orçamentária Anual).O projeto é elaborado pela secretaria de Administração com a participação dos funcionários técnicos do setor de contabilidade do município e deu entrada esta semana”, explica o presidente.
Com o início da tramitação, os vereadores poderão apresentar emendas à proposta. Uma audiência pública também vai ser realizada para ouvir a população e a expectativa é que o projeto seja votado até o fim do primeiro semestre. Depois da aprovação, a proposta, com as emendas, segue para sanção ou veto do prefeito Paulinho Magalhães, disse Roosevelt.
SEGURANÇA NAS ESCOLAS – A diretora da Escola Estadual Cesário Coimbra, Elisabeth Martins, solicitou que as ações de proteção escolar sejam estendidas a unidade do Estado. O oficio foi lido no plenário e encaminhado a Secretaria de Educação. O vereador Gilmar Labanca pediu que se inclua também a Escola Estadual Salatiel de Almeida.
GRATIDÃO – A vereadora Lucia Bernardes e o vereador Carlão Miranda agradeceram em ofício a atitude do padre João Batista que pela segunda vez colocou as instalações do Salão Paroquial Frei Florentino a disposição. “Se não fosse a atitude do padre, as crianças atendidas da Creche Dona Sebastiana, teriam ficado sem aulas”, relatou a vereadora. “Tenho acompanhado as reformas e a construção do muro que desabou no início do ano”, contou o vereador Carlos.
DE OLHO NA MISÉRIA – Na sua fala a vereadora Lucia Bernardes levantou a questão de uma família em situação de extrema pobreza e dificuldades na Vila Socialista. “É preciso ficarmos atentos”.
MICROCHIP PARA ANIMAIS DE RUAS – “Estamos fazendo o levantamento dos animais de ruas e vamos fazer a microchipagem .E no dia 10 de maio o programa de castração do município vai ser retomado. Os interessados devem agendar, falou a vereadora Jaqueline Krauss.
PARQUE E ACADEMIA AO AR LIVRE – “Orçamento já foi feito e entregue para o deputado Arantes para compra de um parquinho e uma academia ao ar livre para o bairro parque da Colina”, disse Lucia. E para o Brejo Alegre, a vereadora Jack disse que o parquinho foi comprado e só falta escolher o local a ser instalado.
COLHEITA DE CAFÉ E ESTRADAS RUINS – O vereador Carlão Miranda reforçou o pedido ao Executivo para adiantar as melhorias das estradas rurais. “No mês de maio estamos com o inicio da colheita de café, precisamos de boas estradas”.
CAMPEONATO MUNICIPAL – “Campeonato Municipal de Futebol reuniu mais de 500 torcedores no campo Antonio Milhão. O baile da terceira idade tem sido um sucesso e a quadra de malha do bairro Jardim Altamira tem reunido mais de 50 jogadores aos domingos. Parabéns ao Everaldo com as crianças da Banda Municipal Santa Cecilia, que emocionante tem sido o projeto da Secretaria de Cultura com o projeto Banda na praça”, concluiu Carlão.
CLINICO GERAL – Afrânio Damásio e Jacqueline Krauss solicitaram a contratação e o credenciamento de um clinico geral para o ESF do Alto do Anjo. Há dois meses o médico aposentou e não houve contratação de um substituto.
PROGRAMAÇÃO DAS MÁQUINAS – “Gostaria de saber dos responsáveis qual a programação a ser cumprida pelas maquinas que vão realizar as obras na área rural, para podermos saber e também para a população acompanhar”, solicitou Afrânio.
COLETA DE LIXO NA ÁREA RURAL – Com as mudanças ocorridas na coleta, os moradores da área rural finalmente estão tendo um serviço adequado, pois com a grande extensão de coleta era praticamente impossível realizar a retirada do lixo de forma correta, agora sim, estamos no caminho correto, falou Carlão. Já o vereador Afrânio solicitou uma medida para evitar que no final da rua Bruno Léo não se torne um deposito de entulhos.
EMPRESA E ESTRADAS – Ao ocupar a tribuna, Carlos Herbert Salomão falou sobre empresa em Muzambinho de geração de energia no bairro MonteAlverne, com um investimento de 10 milhões e faturamento de 300 mil mensal, com geração de empregos direto e indireto. Segundo ele, a situação da estrada naquela área está horrível, um horror. “Em função do meu trabalho percorri a Santa Gabriela, São Mateus, Cambuí, Pinhal, Soledade e pude perceber como estão horríveis as estrada”.
ÔNIBUS PARADO – O vereador Carlos Herbert Salomão, ainda pediu uma atenção especial do Executivo com o maquinário. “Junto com vereador Afrânio, pudemos verificar que o caminhão caçamba está parado há 5 meses, o circular está parado, as roçadeiras paradas, o trator e patrol New Holland estão parados, carros e ambulâncias também. Foi nos informado que vai ocorrer uma alteração na licitação das peças, mas é preciso urgência, aqui na Câmara temos feito as cobranças, mas no Executivo está lento. Precisamos de agilidade para normalizar a situação de prestação de serviços à comunidade”.
MURO DA CRECHE DONA SEBASTIANA – Em visita a unidade escolar, o vereador Gilmar Labanca cobrou o responsável pela obras do município. “O arquiteto Marco Aurélio nos garantiu que o muro é prioridade, foi uma situação caótica, no dia de uma chuva intensa, que prejudicou o muro”.
CAFEICULTORES LESADOS – O presidente Roosevelt destacou que foi importante ter realizado na Casa, a audiência pública em defesa dos produtores de café do município. “Por cinco vezes tivemos essa triste realidade em Muzambinho e pela primeira vez um deputado vem ao nosso encontro e se coloca em defesa dos pequenos, tenho que deixar aqui meu agradecimento ao deputado federal Emidinho Madeira”, falou.
CACONDE – “Também fui nas obras estrada de Caconde que esta seguindo para realização de um sonho, dentro do esperado. Gostei do que vi, tem muita coisa boa acontecendo”, finalizou Roosevelt.
CACHORROS DE RUA – A discussão ficou acalorada quando o vereador Roosevelt disse que não é mais possível deixar os cães de rua solto atacando a população. A vereadora Jack revidou em tom agressivo e disse que o problema vem se arrastando por culpa dos colegas vereadores. Em resposta, o presidente da Casa disse que em outras administrações nunca houve registro de ataques de cães. A ONG recebia os repasses e realizava os cuidados com os animais abandonados. “Senhora vereadora é preciso ser claro que nesta Casa não podemos ser coniventes com ações que não vao de encontro ao bem da nossa comunidade, as pessoas estão cansadas de serem atacadas pelos cães de rua”, encerrou Pereira.
PROJETOS – Foi votado e aprovado em primeiro turno por 9 votos referentes as contas do ex-prefeito Sérgio A. Cerávolo que agora segue para parecer das comissões e volta para segunda votação. Também foi aprovado a criação do Maio Laranja, para instituir no município o mês de prevenção do abuso sexual infantil, a proposta foi aprovada e volta para a segunda votação.