A implantação do Centro de Atendimento ao Cidadão pela Câmara de Monte Belo foi anunciada na reunião do Legislativo no dia 07 de novembro e no dia 22 de dezembro, o CAC foi oficialmente inaugurado. A iniciativa foi do presidente Silvano de Paula Ferreira (PSD) que contou com o apoio de todos os vereadores e terá atendimento com equipe de assessores da Câmara. No ato, além dos vereadores e servidores, também estavam presentes autoridade eclesiásticas e o poder Executivo, na pessoa do prefeito Kleber Boneli.
O CAC oferecerá uma série de serviços gratuitos, especialmente em favor das pessoas carentes e desempenhará um papel fundamental na melhoria dos serviços públicos oferecidos à população. A Sala inaugurada fica na sede do Legislativo em área nobre da cidade.
Além de serviços presenciais, o Centro do Atendimento ao Cidadão incorpora recursos tecnológicos para agilizar processos e melhorar a experiência do usuário. A iniciativa reforça o compromisso do Legislativo com a prestação de serviços públicos de qualidade, fortalecendo a relação entre governo e comunidade.
SERVIÇOS OFERECIDOS PELO CAC – O Centro de Atendimento ao Cidadão irá oferecer uma série de serviços, como: Emissão de Carteira Digital de Trabalho; impressão de segunda via de CPF e Título de Eleitor; impressão de segunda via de conta, Copasa, Cemig e outros boletos; acesso e impressão de documentos relativos a veículos – multas e IPVA; acesso e impressão de certidões diversas, no âmbito municipal, estadual e federal, tais como: Certidão Negativa de Débitos (CND), Certidão Negativa de Débitos Tributários (CDT), Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), Certidão Judicial Cível e Criminal – 1ª e 2ª Instância, Certidão de Quitação Eleitoral, Certidão Negativa de Alistamento Eleitoral, dentre outras; auxilio ao cidadão na elaboração e impressão de currículos; acesso ao cidadão para realização de ligações telefônicas e acesso à internet, especialmente em favor das pessoas carentes que não dispõem de condições financeiras para custeio desses serviços; realização de inscrições em concursos públicos, vestibular, projetos sociais, vagas de emprego e outros correlatos; solicitação para o uso da Tribuna Livre do Cidadão em reuniões plenárias da Câmara; solicitação para uso do espaço pertencente à Câmara e ouvidoria presencial.
A localização estratégica em Monte Belo amplia o alcance do atendimento, beneficiando moradores do município e contribuindo para o desenvolvimento local. A abertura do centro representa um passo significativo na promoção da cidadania e na aproximação entre os órgãos governamentais e a população, fortalecendo os laços democráticos na comunidade.