ILMO. SR. PREFEITO
PAULO SERGIO MAGALHÃES
MUZAMBINHO – MG
Senhor Prefeito
Como muzambinhense há décadas longe de nossa querida Muzambinho (fisicamente apenas), li com surpresa, entusiasmo e encantamento a coletânea de textos – crônicas e poemas, na maioria – de dezenove conterrâneos reunidos no livro MotriZ – Movimento#1. Trata-se de genuína manifestação de criatividade, em vigorosa demonstração de que a coragem e o idealismo daqueles que cultivam valores essenciais ao ser humano resistem às adversidades e renovam nossas esperanças em tempos melhores.
A alvissareira iniciativa de MotriZ, Senhor Prefeito,somando esforços de um grupo de idealistas, resultou numa coletânea de textos criativos, originais e, acima de tudo, que traduzem e expressam a identidade dos muzambinhenses e resgatam episódios da história cotidiana do município, numa diversidade temática de qualidade literária inegável. E merecem mais que elogios e reconhecimento os autores André Rondinelli, Andréia Garcia, Anette Martins da Costa, Carlos Coimbra, Domingos Mazilli Júnior, Evandro Navarro, Eli Muzamba, José Torres, Lia Polegato Castelan, Luciene Baschiera, Luciano Marques, Manuel Brito-Semedo, Marcelo Bortoloti, Nilson Bortoloti, Pedro Aurélio Varoni, Pedro Henrique Varoni, Raimundo Andrade, Rodolfo Magalhães e Rosana Maria Alves.
Essa realização de 19 pioneiros, cujos frutos podem ser considerados autêntico bem imaterial do município (pois mais que estradas e pontes – os poetas, escritores e outros artistas é que nos conduzem para o futuro com suas obras e inquietações), clama por participação/apoio do poder público, adquirindo, divulgando e distribuindo exemplares dessa coletânea nas bibliotecas e escolas para os alunos realizarem trabalhos escolares e análises em classe. E, principalmente, tornando possível a continuidade desse movimento com incentivos substanciais e permanentes em outras modalidades de realizações culturais.
Senhor Prefeito, compete também ao poder público municipal estimular manifestações artísticas, além de iniciativas como a MotriZ, destinando recursos financeiros e humanos para o desenvolvimento cultural do Município. Entre essas iniciativas, a Prefeitura dispõe de recursos materiais e humanos para incrementar concursos e eventos não apenas literários como parte do processo educacional que motive os alunos a se empenharem na criação de textos e outros trabalhos como elemento fundamental do processo de aprendizado e prática da cidadania. E também para participação de todos os muzambinhenses de qualquer idade.
Os cidadãos, a bem da tradição cultural da cidade, estão certos de que V. Sa. está atento à essa mobilização agora materializada no MotriZ – Movimento#1 e que promete continuar, em cumprimento à sua declaração de princípios, liderada por Rodolfo Magalhães e seus parceiros de jornada. Os seus objetivos, claros e inadiáveis: “Motriz é um movimento destinado a criar redes de atuação prática na área cultural, social e econômica, aproveitando energias dispersas na região da Mantiqueira. Organizado como Oscip, busca promover a melhoria da qualidade de vida e satisfação das pessoas na relação com aspectos sensíveis da compreensão do mundo.”
Certamente, a Prefeitura responderá a esse chamado, aproveitando a oportunidade oferecida ao poder público por essa iniciativa exemplar a fim de transformá-la no marco inicial de uma série de bem sucedidos eventos para o bem e a satisfação de todos os muzambinhenses e também do resgate da história da cidade que, em sua época áurea, era conhecida como “Atenas do sul de Minas”.
Atenciosa e respeitosamente
Ailton Santos (São Paulo/SP)
(muzambinhense ausente apenas fisicamente)