Muzambinho, 20 de setembro de 2024

MEIO AMBIENTE: “PLANTANDO MAIS ÁGUAS PARA FURNAS E PEIXOTO”

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Projeto do deputado federal Emidinho Madeira será implantado

O projeto idealizado pelo deputado federal Emidinho Madeira denominado “Plantando Mais Águas para Furnas e Peixoto”, desenvolvido em parceria com as universidades federais de Lavras e Viçosa, com os institutos federais de Muzambinho, Machado e Passos e também com a Emater, deverá entrar em execução o mais breve possível. Os recursos são de Furnas – Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento – e o valor inicial é de R$ 6,4 milhões a serem aplicados na recuperação de nascentes no entorno dos lagos. “Ao tomarmos conhecimento de que, durante mais de 60 anos não houve qualquer investimento na recuperação e manutenção das nascentes que abastecem o Lago de Furnas, que fornece água também para outras 11 usinas, dentre elas a de Peixoto, nós procuramos uma alternativa, que aliás já deveria ter sido tomada há muitos anos. No final do ano passado disponibilizamos uma síntese do nosso projeto “Plantando Mais Águas para Furnas e Peixoto” que visa a recuperação da bacia do Lago de Furnas em 40 municípios. Na próxima semana acreditamos que já iniciaremos este trabalho de grande importância para as gerações futuras”, disse o deputado.
A situação de Furnas foi discutida em audiência pública promovida pela Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (06/07), e contou com representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), do Ministério de Minas e Energia e de Furnas, empresa pertencente à Eletrobras e também de deputados federais.
“Quando construíram a hidrelétrica de Furnas as melhores terras, mais de 500 mil hectares, ficaram debaixo d’ água. Teve a promessa de se investir no desenvolvimento da nossa região mas nada foi feito. Se tiver água tem emprego, tem turismo, tem desenvolvimento e tem energia, então temos que começar a “produzir” água com a recuperação das nossas nascentes urgentemente. Agradeço o apoio dos deputados da bancada mineira através do nosso líder deputado Diego Andrade, dos senadores Rodrigo Pacheco e Anastasia e de todo o setor acadêmico pelo suporte na elaboração desse projeto grandioso e histórico para o futuro da nossa região”, concluiu o deputado federal Emidinho Madeira. As especificações do “Plantando Mais Águas para Furnas e Peixoto”, que será executado pela empresa Ingá, que ganhou a licitação, serão detalhadas na próxima semana.

(Ascom)

Notícias Recentes