Minas Gerais libera uso do Pix para quitar débitos de veículos em blitz a partir desta segunda-feira (15/09)

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Motoristas poderão quitar IPVA, TRLAV e multas vencidas via Pix durante blitz

Motoristas de Minas Gerais podem usar o Pix para regularizar débitos e pendências de seus veículos durante abordagens em blitz a partir desta segunda-feira (15/9). A medida tem o objetivo de evitar que o carro seja removido ao pátio pela falta do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) anual. A iniciativa foi implementada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), e integra o esforço do governo em simplificar os serviços de trânsito no estado.

 

Conforme o Governo de Minas, os condutores que forem parados em operações de trânsito e estiver com pendências relacionadas a débitos estaduais, como pagamento de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), de Taxa de Renovação Anual do Licenciamento do Veículo (TRLAV) ou multas vencidas, que impedem a emissão do CRLV, terão a chance de quitar os débitos imediatamente por meio da plataforma de pagamentos.

A medida, segundo o Executivo, evita que o veículo seja removido, reduzindo custos e transtornos para o proprietário. “A iniciativa reforça o caráter educativo das fiscalizações de trânsito. Em vez de focar apenas na punição, o Estado oferece uma alternativa prática para que o motorista se regularize, promovendo um trânsito mais justo, seguro e com menos burocracia”, informou o governo.

 

Como consultar e regularizar o veículo? Veja o passo a passo
Segundo o Executivo, a consulta de valores do IPVA e da TRLAV podem ser feitas com o número do Renavam do veículo, no site da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG), no Trânsito MG ou no MG App. Veja o passo a passo:

1 – O pagamento poderá ser realizado diretamente via Pix, aplicativos, home banking, nos terminais de autoatendimento ou guichês de caixa dos agentes arrecadadores autorizados, informando o número do Renavam do veículo. O procedimento é o mesmo para pagamento das multas de trânsito.

2 – Após quitar os débitos que estavam impedindo a emissão do CRLV, o cidadão deve acessar o site da Trânsito MG, na aba “Veículos”, depois em “Consulta Situação do Veículo” e, por fim, no botão “Atualizar Situação”, que garante o licenciamento instantâneo.

3 – Depois do pagamento das taxas, o condutor deve apresentar o CRLV-e atualizado ao agente. Alternativamente, o agente pode verificar nos sistemas informatizados se o licenciamento foi atualizado corretamente.

O governo de Minas ressalta que a regularização evita a remoção do veículo para pátio credenciado, mas não impede a autuação descrita no Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por conduzir veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado, e a multa no valor de R$293,47 continuará a ser aplicada.

“Débitos de outros estados ou entes federais, bem como inscrições em dívida ativa, podem demandar procedimentos adicionais para regularização. Assim, a previsão da lei é garantida nos débitos estaduais, e pendências externas dependerão do rito disponibilizado pelo órgão autuador para permitir ou não a regularização durante a abordagem”, acrescenta o Executivo.

 

Prazos CRLV 2025
De acordo com o governo estadual, os veículos com finais de placa 4, 5 e 6 devem ser licenciados até 30/9. Já os carros com finais 7, 8, 9 e 0 têm até 31/10 para renovar o documento. “A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), orienta os proprietários a ficarem atentos aos prazos”, reforça.

 

O que é o CRLV e como acessar?
O CRLV é o documento que comprova que o veículo está regular e pode circular conforme as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ele pode ser apresentado impresso ou digitalmente, junto com a CNH, Permissão para Dirigir (PPD) ou Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC). Circular sem o CRLV válido é infração gravíssima e pode gerar: 

·         Multa de R$ 293,47;

·         Sete pontos na CNH;

·         Recolhimento do veículo para um pátio credenciado. 

 

(O TEMPO)

Notícias Recentes