Monte Belo destaca cafés especiais da região

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

O 4º Concurso de Cafés Especiais de Monte Belo celebra qualidade e tradição da cafeicultura especial na região. A Associação dos Produtores de Café Especial de Monte Belo (APCEMB) realizou a final do concurso com famílias de cafeicultores de Cabo Verde, Monte Belo, Nova Resende e Alterosa, reafirmando a qualidade e a tradição que colocam Monte Belo como referência nacional na produção de cafés diferenciados.
O evento contou com a presença do prefeito municipal Kleber Boneli, que reforçou o apoio da gestão ao fortalecimento da cafeicultura e à valorização dos produtores locais: “Investir na cafeicultura é investir no futuro de Monte Belo. Nosso compromisso é estar ao lado dos produtores, garantindo incentivo, capacitação e reconhecimento ao trabalho de quem transforma nossos grãos em referência nacional”, destacou Boneli.
Na abertura do evento, o deputado Antonio Carlos Arantes, que doou uma sala de torra para os cafeicultores falou da importância do setor para economia do município.
O presidente da APCEMB, Tadeu Sequalini, ressaltou a importância do concurso para o desenvolvimento do setor: “O Concurso de Cafés Especiais é uma oportunidade única de mostrar a qualidade do café produzido em Monte Belo e região e de valorizar cada cafeicultor que dedica paixão e técnica à sua lavoura. Este é um momento de celebração e reconhecimento. Estamos com um embarque coletivo para a Irlanda, nossa primeira exportação e já temos uma demanda para mais exportações direta, o que é um estimulo ao nosso trabalho”.
O grande destaque da competição foi a produtora Suzana Aparecida de Cássia Oliveira, que conquistou o 1º lugar com nota 86,38 pontos. Seu café apresentou características de melaço, caramelo, açúcar mascavo, corpo encorpado e notas cítricas, representando com excelência a força da mulher na cafeicultura. Sua conquista simboliza não apenas a qualidade dos cafés de Monte Belo, mas também o protagonismo feminino que vem transformando o setor.
O evento também contou com a participação do cafeicultor da região vulcânica, Marcos Carvalho, que elogiou a iniciativa: “É gratificante ver a valorização do café especial e a dedicação dos produtores locais. Ações como esta mostram que a cafeicultura de Monte Belo está no caminho certo, unindo tradição, qualidade e inovação.”
O 4º Concurso de Cafés Especiais de Monte Belo reforçou o compromisso da cidade com a excelência na produção cafeeira, destacando o trabalho de mulheres e homens que contribuem para consolidar a região como referência no cenário nacional de cafés especiais.

(Colaborou: Valéria Vilela)

Notícias Recentes