Muzambinho, 2 de maio de 2024

MPMG e CGE auxiliam municípios a criarem seus próprios planos de integridade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Com o objetivo de auxiliar os municípios mineiros na criação de seus planos de integridade, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (CAO-PP), e a Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) realizaram, nesta terça-feira, 23 de abril, uma reunião para apresentar o Sistema Eletrônico de Gestão da Política Mineira de Promoção da Integridade (SisPMPI), que foi desenvolvido pela CGE.

apresentacao_sispmpi_NOTICIA_IMG_7278.jpg

O coordenador do CAO-PP, promotor de Justiça Daniel de Sá, esclareceu que a reunião é fruto de um Termo de Cooperação, firmado entre o MPMG e a CGE, para fomentar a criação de planos de trabalho com relação à integridade nos municípios de Minas. O promotor de Justiça ainda explicou que essa proposta faz parte do Plano Geral de Atuação (PGA) do MPMG 2021/2024 – Integridade, Controle, Prevenção – Fomento a Boas Práticas nos Órgãos Públicos Municipais de Minas Gerais.

De acordo com ele, existe vontade das gestões municipais em agir de forma ética e íntegra, mas muitas encontram dificuldades estruturais para implementar programas e políticas públicas como um todo. “A ideia do trabalho conjunto do MPMG e da CGE é dar apoio nessa parte estrutural”, disse.

Daniel de Sá destacou, na abertura da reunião, que o MPMG já lançou seu Programa de Integridade, que já está em implementação. Ele enfatizou aos representantes dos municípios a necessidade de organizar e sistematizar o trabalho para que as ações atendam desde o início ao fim da gestão. Ressaltou ainda que a criação de um programa de integridade precisa do compromisso da alta administração. “Além de garantir à população o direito de um governo honesto, o programa de integridade proporciona ao gestor um acompanhamento e uma visão ampla de tudo o que acontece na sua administração”, informou.

apresentacao_sispmpi_NOTICIA_IMG_7282.jpg

O controlador-geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, comentou que o SisPMPI permite uma maior efetividade na implantação do programa de integridade, mas destacou que é muito importante que o gestor se conscientize. “É necessário investir na cultura da integridade e não somente em um sistema”, apontou.

Ele também relembrou que a Rede Mineira de Integridade foi criada em 2020 com todos os poderes do Estado, que o MPMG foi o primeiro Ministério Público do Brasil a lançar o seu próprio programa de Integridade e que outros órgãos públicos estaduais também estão no mesmo caminho.

Durante o encontro, a superintendente central de Integridade e Controle Social da CGE, Tatiane de Jesus Silva, apresentou aos representantes das prefeituras as funcionalidades do SisPMPI e as etapas que envolvem a implementação do programa. O SisPMPI pode ser acessado via web, tanto em computadores quanto em smartphones.

O evento foi direcionado aos municípios que são alvo do PGA do MPMG 2021/2024 e aos municípios que integram o Conselho Estadual de Controle Interno (Coneci-MG).

Fonte: Ministério Publico MG

Notícias Recentes