Foi realizada na tarde dessa quinta-feira, 23 de maio, uma solenidade para homenagear o procurador de Justiça e ex-corregedor-geral do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Luciano França da Silveira Júnior, que esteve à frente do órgão entre 2020 e 2021 e se aposentou no começo deste mês.
A cerimônia ocorreu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça e contou com a presença de familiares do homenageado, membros e servidores do MPMG.
O corregedor-geral do Ministério Público, Marco Antonio Lopes de Almeida, iniciou a cerimônia exaltando a extensa contribuição do ex-corregedor-geral para o Ministério Público. “Hoje nos reunimos para celebrar a carreira notável de um homem cuja dedicação e compromisso com a Justiça e com o saber jurídico deixaram uma marca indelével na instituição. Luciano, ao longo de sua brilhante trajetória, demonstrou um profundo respeito pela lei e um empenho incansável em promover a ética e a integridade do serviço público”.
Dando continuidade à solenidade, foi entregue uma placa de homenagem e um álbum de fotografias, em agradecimento pelos relevantes trabalhos prestados ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais.
Em seguida, Luciano França cumprimentou a todos os presentes e agradeceu o apoio de amigos, familiares, membros e colegas do Ministério Público, que ele apontou como indispensáveis para que ele pudesse percorrer sua trajetória.
“Essas honrarias devem ser divididas, sobretudo neste momento emocional, com os colegas com quem tive a aventura de conviver no ambiente correcional, assim como os servidores e colaboradores que, de forma tão delicada, deixaram contribuições inestimáveis.”
Ao final da cerimônia, o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, destacou, em seu discurso, o reconhecimento pela atuação e pelo legado deixado por Luciano. “No momento em que você se desligou da instituição, do dia a dia dela, você sai por aquela porta leve, com sentimento de dever cumprido e isso te faz reconhecido permanentemente na instituição”.
Trajetória
Luciano França da Silveira Júnior nasceu em Caetanópolis, em 1967. Radicado em Paraopeba, formou-se em Direito em 1991 pela Faculdade de Sete Lagoas. Ingressou como membro do MPMG, em 1992, por meio do 30º concurso. Atuou nas comarcas de Tarumirim, Leopoldina, Diamantina e Belo Horizonte. Foi promovido ao cargo de procurador de Justiça em 2012. Ocupou a função de assessor de corregedor do MPMG por três vezes. Exerceu o cargo de corregedor-geral do MPMG de 2020 a 2021.
Homenagem a desembargador
Estava também presente no evento Marcelo de Oliveira Milagres, desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Além de prestigiar o evento, o desembargador, que já foi promotor de Justiça e assessor da CGMP, compareceu à Corregedoria para receber placa de homenagem em agradecimento à sua contribuição para o desenvolvimento do Programa de Individualização do Acompanhamento do Estágio Probatório, reconhecido pelo Conselho Nacional do Ministério Público como boa prática resolutiva.
Fonte: Ministério Publico MG