MPMG realiza workshop para discutir segurança no trânsito e lembrar o movimento Maio Amarelo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Superintendente de Logística e Serviços (SLS) e da Diretoria de Gestão de Transportes (Dget), realizou hoje, 24 de maio, um workshop sobre segurança no trânsito com a participação de motoristas que prestam serviço na instituição.

“Esse evento é uma forma de celebrar o Maio Amarelo, de lembrar a necessidade de segurança no trânsito e, também, de encontrar e prestigiar a nossa equipe, o nosso time e os nossos parceiros internos e externos”, afirmou a superintendente de Logística e Serviços, Aline Laia Cardozo.

maio_amarelo_NOTICIA_DSC_8791.jpg

Criado no Brasil, o Maio Amarelo é um movimento que visa conscientizar a sociedade sobre a segurança viária e chamar a atenção para o alto índice de mortos e feridos em acidentes de trânsito em todo o mundo, estimulando a participação da população, empresas, governos e entidades.

O objetivo do movimento é colocar em pauta o tema segurança viária nas diversas esferas sociais, mobilizando poder público e iniciativa privada para se engajarem no tema, propagarem o conhecimento, e conscientizarem os cidadãos sobre a importância de se adotar posturas mais responsáveis nas vias públicas.

Na abertura do evento, a diretora-geral, Clarissa Duarte Belloni, parabenizou a equipe do transporte pelo “cuidado e carinho” com que atendem a instituição. em seguida, fez um histórico do setor que hoje está maior, tem motoristas mulheres, equipe administrativa ampla e, agora, busca a tecnologia como aliada ao aperfeiçoamento.

“O trabalho de vocês é digno de elogios e serve de exemplo para outras áreas da nossa administração, pois o empenho a dedicação nos deixa orgulhosos”, afirmou o procurador-geral de Justiça adjunto administrativo, Márcio Gomes de Souza.

maio_amarelo_NOTICIA_DSC_8812.jpg

Em seguida, foi a vez do diretor de Gestão de Transportes, José Alexandre Milagres Vasconcelos, agradecer e afirmar que o evento de hoje é o 2º workshop para tratar de segurança no trânsito e para destacar a importância do Maio Amarelo, pois é um mês para pensar as formas de atuação institucional nesse tema.

Ao todo, os participantes puderam assistir à quatro palestras. Uma com o tema O Maio Amarelo e a sua Importância para a Segurança Viária, realizada por Alexsander Ferreira de Guimarães, um dos responsáveis pelo movimento. Outra sobre Mobilidade, Segurança e Cidadania, ministrada por Luiz Tupiná Neto, da BHTrans.

maio_amarelo_NOTICIA_DSC_8781.jpg

Terceira sobre O Impacto da Tecnologia na Gestão de Frotas, Inovação, Segurança e Resultados, cujo palestrante foi Fernando Cesar Tardiolli, da Golfleet. E por fim, a palestra Campanha Menos é Mais e Inovações, realizada por José Alexandre Milagres Vasconcelos, da Dget.

Durante as palestras, foram mencionadas novas tecnologias de gestão de frotas, telemetria, números sobre segurança viária, mobilidade, comportamento do condutor, transporte de pessoas e de bens patrimoniais, responsabilidade social, cultura da segurança, profissionalismo.

Segundo levantamentos apresentados durante o workshop sobre acidentes viários, em 2022, foram registrados no Brasil 33.894 óbitos no trânsito. E as três maiores causas de acidente foram excesso de velocidade, uso de celular e dirigir alcoolizado, sendo que 98% deles estavam ligados a erro ou negligência do condutor. Além disso, 80% das colisões têm ligação com a falta de atenção ao volante e 15% dos acidentes fatais acontecem por distração na direção.

E sobre o uso de celular ao volante, uma pesquisa apontou que 89% dos entrevistados reconhecem os riscos, 80% deles admitem o seu uso e 90% disseram que, mesmo se forem multados, não mudariam esse hábito.

Fonte: Ministério Publico MG

Notícias Recentes