Muzambinho, 24 de abril de 2024

Municípios da Regional de Alfenas diversificam ações de prevenção a IST’s

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

O mês de fevereiro foi marcado pelo carnaval e festividades. A folia esteve presente também nos eventos pré e pós carnaval e a descontração fez parte da rotina até mesmo daquelas pessoas que preferem se reunir com grupos menores. Mas, o clima de festividade não pode deixar de lado a conscientização e prevenção à saúde, especialmente no que tange às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. O uso do preservativo evita contaminações por diversas doenças como HIV/Aids, hepatites virais, sífilis e evita a gestação indesejada.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulga até 13 de março em sua página na internet a campanha de conscientização sobre sexo seguro. O material reúne artes gráficas, jingle e informações sobre prevenção, sintomas, diagnóstico e tratamento de diversas doenças sexualmente transmissíveis. A campanha pode ser replicada pelos municípios mineiros em suas redes sociais, veículos de mídia e eventos.

Os 24 municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas têm usado a criatividade para abordar o tema com a população, considerando as diferentes faixas etárias e formas de receptividade às informações.

Durante todo o mês eles montaram tendas, fomentaram a vacinação de adolescentes contra o HPV nas praças e escolas, abordaram pacientes nas salas de espera das unidades de saúde e usaram fantasias e bom humor na entrega de informações e distribuição de preservativos em eventos.

A Prefeitura de São Pedro da União usou as redes sociais para fazer alertas sobre o uso de preservativos, respeito ao corpo e vontades das outras pessoas.

Já em Campo do Meio, onde as festividades ocorreram na orla do Lago de Furnas, a Secretaria Municipal de Saúde esteve presente distribuindo preservativos aos foliões, realizando testes rápidos e divulgando informações de prevenção.

A referência técnica da Rede de IST/AIDS e Hepatites Virais da Regional de Saúde de Alfenas, Alba Abdala, reforça que as ações devem acontecer durante todo o ano, contemplando a assistência aos usuários que vivem e convivem com essas infecções. “As atividades de promoção, prevenção e capacitação de profissionais de todos os municípios é contínua. Por isso, é muito importante a diversificação de ações criativas, que conscientizem a população em geral sobre a importância da prevenção das ISTs. Orientamos também aos municípios que informem a população sobre a existência de um serviço de assistência, composto por um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), um Serviço de Atenção Especializada (SAE) e uma Unidade Dispensadora de Medicamentos(UDM), para atendimento da população dos município de nossa área de jurisdição e que fica na cidade de Alfenas”, destaca.

Serviço:

Confira na listagem os serviços de Atenção Especializada e Centros de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) em Minas Gerais.

(ASCOM /Thayane Viana)

Notícias Recentes