O Sistema FAEMG e o Sindicato dos Produtores Rurais realizaram na noite do dia 17/08, no salão da Câmara Municipal de Muzambinho, uma reunião de sensibilização do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café + Forte para 30 produtores dos municípios de Muzambinho e Juruaia. Participaram da reunião o presidente do Sindicato, Rodrigo de Almeida Machado, o gerente regional do Sistema FAEMG em Passos, Rogger Miranda Coelho, o supervisor do Programa Rodrigo Dias, o prefeito do município, Paulo Sérgio Magalhães e técnicos de campo.
O Programa já atende um grupo de produtores, que está no seu segundo ano de trabalho, com sucesso. O técnico responsável pelo trabalho será Marcos Carvalho. O ATeG Café + Forte é um programa gratuito do Sistema FAEMG que atende um grupo de 30 produtores por um período de quatro anos.
Durante o processo, direcionado a pequenos e médios produtores que nunca receberam assistência técnica e gerencial regular, os participantes tem assessoria técnica e gerencial mensalmente e os processo de manejo e gerenciamento ajustados de acordo com as orientações técnicas.
Programa
Criado em 2013 pelo SENAR Nacional, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR teve início em Minas Gerais em 2016 e leva aos produtores rurais assistência em gestão da propriedade e técnicas de produção de forma mensal, com duração de 4h.
A metodologia é aplicada em seis etapas: diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, gestão capacitação profissional complementar, avaliação sistemática dos resultados, bonificação/meritocracia com visitas mensais do técnico de campo.
Com esse processo busca-se a sustentabilidade ambiental, econômica, social e profissional com a aplicação de tecnologias inovadoras. O programa também tem como foco o processo sucessório e bem-estar da família; acompanhamento periódico dos resultados; capacitação continuada do produtor rural.
(ASCOM)