Muzambinho, 23 de maio de 2024

Novidade digital simplifica acesso à 2ª via da carteira de identidade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Cidadão pode emitir a guia de emissão do segundo documento logo após agendamento do serviço no MG App ou no site cidadao.mg.gov.br

Os usuários do MG App e do site cidadao.mg.gov.br, canais de atendimento para acesso a serviços do Governo de Minas, agora contam com mais uma funcionalidade na hora de solicitar a emissão de carteira de identidade (CI). Já está disponível nas plataformas a opção de expedir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), necessário para segunda via da CI, logo após o agendamento do serviço, assim como acompanhar o status de vencimento da cobrança.

A atualização do serviço, coordenados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag),  reduz o processo para emissão do documento e facilita a vida do cidadão que, anteriormente, agendava o serviço no MG App ou no cidadão.mg.gov.br e precisava emitir a guia para pagamento no site da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF). Agora, o DAE é gerado diretamente nas plataformas de agendamento, podendo ser pago em casas lotéricas ou bancos de preferência, inclusive via internet banking.

Benefícios 

Não há cobrança de nenhuma taxa para o agendamento do serviço nos canais oficiais do Governo de Minas e a emissão de primeira via da carteira de identidade também é gratuita. No entanto, a partir da segunda via, é cobrada uma taxa de R$ 78,88. 

“Essa nova funcionalidade torna as etapas do serviço ainda mais claras. Assim, evitaremos situações em que o usuário se esquece de emitir e pagar a taxa, por ter que entrar em outro site, e não consegue realizar o serviço no dia agendado”, assegura a especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Linda Vieira. 
“Acreditamos que essa facilidade vai beneficiar muitos usuários, uma vez que o agendamento de carteira de identidade é um dos serviços mais utilizados dentro do app”, reforça.

A inclusão da funcionalidade é resultado de parceria em Governo Digital da Seplag, por meio do programa Minas Atende, com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Passo a passo

Logo após abrir o MG App ou o site cidadão.mg.gov.br e agendar, gratuitamente, a emissão da carteira de identidade, o aplicativo mostra o botão “emitir taxa”. Clicando nele, o cidadão preenche os campos solicitados e a guia é gerada. O usuário pode baixa-la em PDF ou copiar o código de pagamento. Os passos seguintes para a emissão do documento em alguma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) também são informados na plataforma.

A expectativa da Subsecretaria de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag é que, em breve, essa modalidade seja expandida para outros serviços disponíveis no aplicativo, que conta, atualmente, com mais de 100 funcionalidades e mais de 1 milhão de instalações no Google Play. Para baixar o aplicativo, disponível nos sistemas Android e iOS,  entre no site: https://www.mg.gov.br/conteudo/geral/mgapp

 

(Agência Minas)

Notícias Recentes