Muzambinho, 11 de abril de 2024

Novos advogados são recepcionados com uma verdadeira “aula magna” proferida pelos paraninfos em Guaxupé

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

A 57ª Subseção da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, de Guaxupé promoveu no último dia 07, a partir das 17h00, em sua sede social, uma solenidade para entrega de carteiras funcionais a 11 novos profissionais recentemente aprovados no exame da instituição.

A solenidade aconteceu sob o comando do presidente e da vice, respectivamente, Dr. Marco Antônio Alves, e Dra. Márcia Zampar Jorge. A mesa diretora dos trabalhos também contou com a participação do tesoureiro da subseção, Dr. Maylon Furtado Passos, da conselheira, Dra. Aline Cristina Silva, e do coordenador da ESA, Escola Superior de Advocacia, Dr. José Armando Damito.

Os novos advogados tiveram como paraninfos os senhores doutores: Daniel Senra Delgado, presidente do Conselho Deliberativo da OAB Prev e ex-conselheiro da Subseção de Guaxupé, ex-deçlegado da CAAMG na subseção, e ex-delegado de prerrogativas da seccional; Josiane Bocoli Magalhães, presidente da 99ª subesção, em Muzambinho, MG; e Izabel Cristina da Silva, vice-presidente da 99ª Subseção.

Os novos inscritos na subseção de Guaxupé são: Anamélia Maria Resende, Bruno Aparecido Ferraz, Camila Correa Maldonado, César Rafael da Silveira Melo, Daniele Donizetti de Paiva Gomes, José Flávio Brasileiro, Júlia Carolina dos Santos, Lara Beatriz Prince Siqueira, Laryssa Belo Nascimento de Oliveira, Pedro Henrique Bueno, e Pedro Henrique de Souza Escudeiro Anglini. Desta forma a 57ª Subseção passa a contar com 490 advogados.

Falando aos novos filiados, o presidente Marco Antônio ressaltou a necessidade do constante aprimoramento dos profissionais do Direito, acompanhando as mudanças no ordenamento jurídico, e do dever que o advogado tem de prestar conta aos resectivos clientes.

A conselheira Aline Silva discorreu a respeito do apoio que a subseção promove, principalmente, aos novos profissionais, alertando que por outro lado o Tribunal de Ética Disciplinar se mantem sempre atento, investigando eventuais desvios de conduta.

A paraninfa Josiani Bocoli lembrou que não existe hierarquia entre advogados, delegados de polícia, promotores de justiça e juízes, mas que nem por isto os profissionais do Direito devem deixar de ser humildes e modestos, tratando a todos com respeito e consideração.

A também paraninfa, Izabel Cristina fez um pronunciamento eloquente, ministrando uma verdadeira aula aos iniciantes, apresentando detalhes de condutas no desenvolvimento da atividade profissional.

Daniel Delgado preferiu se pronunciar na tribuna de honra. Alertou que o advogado precisa ser cauteloso, analisando com profundidade as provas que o cliente tem, e se as mesmas seriam suficientes para o ajuizamento de uma ação; lembrou que em uma ação é primordial a astúcia do advogado e da boa prova apresentada nos autos. Ele também mencionou que atualmente existem 55 ramos do Direito, o que demanda que o advogado se especialize em determinada área mantendo-se sempre atualizado em virtude das constantes modificações das normas jurídicas.

No entendimento de Daniel, a advocacia seria um “quarto poder da nação”, porque para ser delegado de polícia, promotor de justiça, ou juiz de Direito, o postulante necessáriamente tem que ser bacharel em Direito, e ter advogado por um determinado tempo.

Ele aconselhou os novos profissionais a contratarem um Plano de Previdência Privada, opção disponibilizada pela OAB Prev.

Finalmente ele lembrou que o maior patrimônio do advogado é seu nome e a sua boa reputação junto aos clientes.

 

Coquetel

Depois de encerrada a solenidade, foi servido um coquetel aos presentes, momento em que os novos advogados, e respectivas famílias, puderam se confraternizar, com a direção e funcionárias da subseção, e com os  advogados que já contam com uma vasta experiência alcançada ao longo dos anos. 

 

(Colaborou: Wilson Ferraz)

Notícias Recentes