OBRAS DO PALÁCIO DAS ÁGUIAS RECEBE VISITA TÉCNICA EM GUAXUPÉ

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Representantes do Ministério Público, da empresa responsável pela obra e autoridades do município, visitaram as obras que estão em fase de restauro

O Palácio das Águias está passando por um processo de revitalização. Esta ação é fruto de uma parceria entre o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural e a Prefeitura de Guaxupé, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. A edificação, desapropriada pela Prefeitura para que fosse revitalizada e aberta à uso da população, já recebe, desde o início do ano, profissionais experientes e habilitados a promover este tipo de trabalho minucioso e complexo.
 “No dia 10 de junho próximo passado, juntamente com componentes do Executivo Municipal, de técnicos da Plataforma Sementes (acompanhe via: Revitalização e Restauro do Palácio das Águias (Novo Palácio das Águias)  e representantes da Construtora Terra Nova, estivemos participando da primeira visita técnica de acompanhamento das obras de restauro e revitalização do Palácio das Águias. No local pudemos presenciar o zelo com que as iniciativas estão sendo executadas, em especial a preservação e recuperação de adornos originais do prédio e/ou a recuperação dos mesmos. As obras seguem o cronograma ajustado e, agora, após o reforço estrutural, já podemos observar os trabalhos que possibilitarão o resgate de parte da história da nossa comunidade com a criação de espaços funcionais que poderão ser acessados por toda a população.” Explicou Dr. Cláudio Luiz Gonçalves Marins, promotor de justiça e curador do patrimônio histórico de Guaxupé.
Nos últimos 28 anos, a colaboração entre os segmentos que cuidam do nosso patrimônio rendeu a Guaxupé a pontuação máxima de 19 pontos junto ao IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) – o maior reconhecimento que uma cidade com as nossas características pode obter. Essa conquista não só significa mais recursos para nossa cidade, mas também abre portas para parcerias transformadoras, como a que viabilizou a recuperação do Palácio das Águias através do Projeto Semente. Este projeto é o maior banco de projetos socioambientais de Minas Gerais. Uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, uma plataforma virtual que conecta instituições do terceiro setor a recursos essenciais para o desenvolvimento de ações transformadoras. “O Palácio das Águias é uma presença marcante na paisagem urbana de Guaxupé. Mais do que um edifício, ele faz parte da memória coletiva e do imaginário da cidade. Por muito tempo, o local permaneceu em ruínas, distante de seu propósito original como residência da família Puntel. Agora, com o projeto “Revitalização e Restauro do Palácio das Águias”, este prédio histórico se prepara para renascer como um vibrante espaço cultural para toda a comunidade.” Pontuou a presidente do conselho do patrimônio histórico, Camila Acosta Pereira Lima.
Para que a revitalização do Palácio das Águias se tornasse realidade, houve ainda a fundamental intermediação da Associação Guaxupeana de Defesa do Folclore.  Minuciosamente selecionada pelo Ministério Público, a Associação foi a responsável por receber os recursos do Projeto Semente e aplicá-los com a transparência e a seriedade que este projeto exige. “A associação vem para dar transparência necessária ao projeto como um todo, uma vez que o recurso foi depositado na conta da associação para que ela também seja gestora desta ação. Estamos muito contentes de poder entregar mais esta grandiosa obra ao povo de Guaxupé.” Explicou Cassiano da Silva, secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

O planejamento desta revitalização acontece simultaneamente em duas fases:
Fase 1: Abrange a reforma estrutural completa, incluindo cobertura, alvenaria, pisos, forros, esquadrias e todas as instalações elétricas e hidráulicas.
Fase 2: Concentra-se nos acabamentos, com pintura, projeto luminotécnico e paisagismo, que trarão de volta a beleza e o esplendor do Palácio.
Como sempre foi uma residência particular, o Palácio das Águias nunca esteve aberto à visitação pública, conferindo-lhe um certo ar de “mistério”. O projeto de revitalização vai além da recuperação estrutural e dos elementos decorativos; ele garante a infraestrutura necessária para receber os cidadãos de Guaxupé, transformando-o em um verdadeiro espaço de cultura e visitação. Este imponente edifício oferecerá agora amplos espaços para diversos formatos de exposição, seminários e encontros.
Além disso, abrigará o Memorial do Café, das Orquídeas e das Abelhas, e será a nova sede do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Guaxupé, bem como um local privilegiado para eventos culturais. O valor total investido neste projeto é de R$ 3.433.760,80 (três milhões, quatrocentos e trinta e três mil, setecentos e sessenta reais e oitenta centavos), um recurso que já está sendo aplicado para transformar este sonho em realidade. “A revitalização do Palácio das Águias não é apenas a recuperação de um prédio, mas a reafirmação do compromisso de Guaxupé com a sua história, a sua cultura e o seu futuro. Este é um legado que construímos juntos para as próximas gerações.” Finalizou o prefeito Jarbas Corrêa Filho.

 

(ASCOM)

 

Notícias Recentes