Ação integrada combate o comércio ilícito de fios, cabos e equipamentos usados em serviços públicos essenciais
Na manhã da sexta-feira (15) por volta das 8h, foi deflagrada a Operação Conjunta MÃOS DE FERRO II, com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade do Município. A iniciativa tem como objetivo fiscalizar e coibir o comércio ilícito de fios, cabos e equipamentos utilizados no fornecimento e na transmissão de energia elétrica, telefonia e dados — materiais empregados em serviços públicos essenciais e de elevado valor econômico no mercado de recicláveis.
No âmbito judicial, 24 (vinte e quatro) mandados de busca e apreensão foram cumpridos, expedidos nos autos do processo que tramita na 2ª Vara Criminal da Comarca de Poços de Caldas.
*Ações do CBMMG*
Durante as fiscalizações de segurança contra incêndio e pânico, a 1ª Cia Ind BM registrou os seguintes resultados:
– 8 (oito) estabelecimentos licenciados junto ao CBMMG, com AVCB e CLCB vigentes;
– 2 (dois) estabelecimentos interditados por risco iminente, caracterizado por ausência total de medidas de segurança contra incêndio e pânico, falta de licenciamento e instalações elétricas precárias;
– 2 (dois) estabelecimentos autuados com advertência escrita para adequações e obtenção do licenciamento do CBMMG.
As ações de fiscalização seguirão ao longo do mês de agosto de 2025, com foco na proteção da vida, do patrimônio e na continuidade dos serviços essenciais. O CBMMG orienta proprietários e responsáveis técnicos a manterem a documentação e as medidas de segurança rigorosamente atualizadas.
Para informações sobre regularização, licenças (AVCB/CLCB) e requisitos de segurança, os interessados devem consultar os canais oficiais do CBMMG.
1ª Companhia Independente de Bombeiros Militar — CBMMG
Assessoria de Comunicação