A Polícia Militar de Minas Gerais iniciou, na terça-feira, 22 de julho, a Operação Linha Segura, com o objetivo de coibir o uso de cerol e linhas cortantes em pipas e similares, que representam sérios riscos à vida de pedestres, motociclistas e ciclistas. A ação vai até o início de agosto e integra esforços preventivos e repressivos em todo o Estado.
A iniciativa é motivada pelo aumento da soltura de pipas durante o período de férias escolares. De acordo com a Lei Estadual nº 23.515/2019, é proibido o uso e a comercialização de linhas cortantes, sendo prevista multa e apreensão dos materiais, além da possibilidade de enquadramento criminal por perigo à vida ou saúde de outrem, conforme o artigo 132 do Código Penal.
A operação será reforçada com orientações à população, ações educativas e uso de ferramentas de comunicação organizacional para ampliar a conscientização sobre os riscos envolvidos.
A Polícia Militar reafirma, com esta operação, seu compromisso com a preservação da vida e a promoção da segurança pública, aliando presença ostensiva com informação preventiva para garantir férias mais seguras para toda a população mineira.
(ASCOM / PM)