A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, na quinta-feira (5/2), a operação Zero Grau, com o cumprimento de dez mandados de busca e apreensão no município de Machado e um em Pouso Alegre, no Sul do estado.
A ação integra investigações em andamento que apuram os crimes de exibição de manobra perigosa, associação criminosa, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, corrupção de menores e apologia ao crime.
Em Machado, dois dos mandados foram cumpridos em residências de adolescentes. As investigações indicam a existência de um grupo organizado em aplicativo de mensagens, criado com a finalidade de planejar, incentivar e difundir a prática de crimes de trânsito, especialmente manobras perigosas com motocicletas, como empinar veículos, realizadas em vias públicas, rodovias e áreas centrais, tanto em Machado quanto em Pouso Alegre.
Conforme apurado até o momento, os investigados produziam e exibiam vídeos das manobras, divulgando-os de forma constante em redes sociais, por meio de perfis destinados quase que exclusivamente a esse fim. Há indícios de incentivo à prática criminosa e de exposição de condutas que colocam em risco a segurança viária e a integridade física de terceiros.
Durante a operação, foram apreendidas sete motocicletas, aparelhos celulares e Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs). Os materiais irão subsidiar o avanço das investigações e a individualização das condutas.
Ao todo, 36 policiais civis participaram da operação, sendo quatro do Departamento de Polícia Civil em Pouso Alegre e os demais da Delegacia Regional em Alfenas, da Delegacia em Machado e de unidades da região, como Areado, Campos Gerais, Carmo do Rio Claro, Poço Fundo e Paraguaçu.
(ASCOM)