A diretoria da 57ª Subseção da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, de Guaxupé em parceria com a ESA, Escola Superior de Advocacia, promoveu na terça-feira (27), em sua sede, um curso sobre controladoria na gestão de escritórios de advocacia.
O curso foi ministrado pela professora Doutora Cristiane Caldas, especialista em gestão jurídica e liderança, MBA em Gestão, Liderança e Inovação, em quatro módulos. No primeiro foi apresentada a importância e os benefícios de se implantar uma controladoria na administração dos escritórios de advocacia; no segundo os modelos de operação e gestão, principalmente de prazos para manifestação nos processos, além da criação de um fluxo de trabalho; no terceiro a análise de riscos e identificação de “gargalos” na atividade jurídica; finalmente no quarto a implementação de monitoramento e engajamento da equipe e no plano de trabalho.
Na abertura dos trabalhos, o presidente, Dr. Maylon Furtado Passos, falou da importância da necessidade de um constante aprimoramento dos profissionais do Direito, bem como dos respectivos escritórios diante das modificações tecnológicas.
Já a coordenadora da Esa, Dra. Daniela Carvalhaes discorreu a respeito da importância da organização dos escritórios de advocacia que precisam atuar como uma “verdadeira empresa de prestação de serviços”, com redução de custos e otimização dos serviços na defesa dos interesses dos clientes. Ela também informou que ao longo de 2026 a ESA estará proporcionando diversos cursos de aperfeiçoamento dos advogados, dentre eles, sobre Direito Eleitoral, Lei Maria da Penha, recursos trabalhistas e criminais, dentre outros.
No final do curso foi realizado um sorteio de livros jurídicos para os participantes.
Encerrando o encontro, o presidente Maylon presenteou a palestrante com um exemplar do livro “A Comarca de Guaxupé e suas origens”, publicado pela Caixa de Assistência da OAB/MG, e de autoria de Wilson Ferraz, colaborador deste jornal.
(Colaborou: Wilson Ferraz)