A Câmara Municipal de Muzambinho realizou, no dia 20 de março de 2025, a cerimônia de lançamento do Parlamento Jovem 2025, cujo tema é “Juventude e Direitos Culturais”. O evento contou com a participação de estudantes do ensino médio, autoridades locais e membros da comunidade, marcando o início de uma série de atividades voltadas para a formação política e cidadã dos jovens do município.
Nesta edição, o tema central “Juventude e Direitos Culturais” será abordado sob três subtemas: “A Juventude e a Cultura como Direito”, “A Organização das Políticas Culturais e a Participação Social” e “Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania”
Durante o lançamento apresentado pela coordenadora Thaísa Vieira, os participantes foram apresentados ao cronograma do projeto, que inclui oficinas de formação, debates e plenárias municipais, regionais e estaduais.
O presidente da Câmara, vereador Israel Ramos Orlando, desejou sucesso a todos e o vereador professor Otávio Sales reafirmou o seu compromisso com a Educação Cidadã. Presentes ainda, os vereadores Jack Krauss, Daniel Ferraz e Afrânio Verdureiro.
Os estudantes veteranos do PJ, Sara e Raul, partilharam suas experiências no projeto e como foram transformados por ele em suas formações intelectuais, sociais, políticas e humanas.
A expectativa é que o Parlamento Jovem 2025 proporcione aos jovens de Muzambinho uma compreensão mais aprofundada sobre o funcionamento do poder legislativo e os encoraje a exercerem seu papel como cidadãos ativos na construção de políticas públicas que valorizem e promovam os direitos culturais.